Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFinger, Ingridpt_BR
dc.contributor.authorSilveira, Flávia de Sousa Dias dapt_BR
dc.date.accessioned2012-04-21T01:34:01Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/39423pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo investigar a relação entre a memória de trabalho e o acesso lexical em segunda língua. Acredita-se que a memória de trabalho, responsável pelo armazenamento de informações em curto prazo, desempenhe um papel importante no aprendizado de segunda língua (BADDELEY, 2003) e que quanto maior for a capacidade de armazenamento, maior será o vocabulário e mais rápido se dará o acesso a essas informações (TOKOWICZ, MICHAEL & KROLL, 2004). Utilizando modelos de testes de capacidade de memória de trabalho e de acesso lexical, alunos com alto grau de proficiência foram testados para tentar provar essa relação. Com a análise dos resultados, ficou provado que a capacidade da memória de trabalho interfere positivamente na acurácia dos participantes na tarefa de tradução em alunos com alto grau de proficiência em Inglês como segunda língua, mas não interfere de maneira significativa no tempo de resposta dos participantes.pt_BR
dc.description.abstractThis paper wants to investigate the relation between working memory and lexical access in a second language. It is believed that working memory, responsible for keeping information in a short time period, has an important role in second language acquisition (BADDELEY, 2003) and that bigger it is the working memory capacity bigger will be the vocabulary and faster will be the access to this information (TOKOWICZ, MICHAEL & KROLL, 2004). Using working memory capacity tests and lexical access tests, English students with a high level of proficiency in English were tested to prove this relation. After data analyzes, it was corroborated the hypothesis that working memory capacity interferes positively in participants’ accuracy in the translation task, but not in a significant way in participant’s response time.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMemória de trabalhopt_BR
dc.subjectWorking memoryen
dc.subjectLexical accessen
dc.subjectAcesso lexicalpt_BR
dc.subjectAquisição da linguagem (segunda língua)pt_BR
dc.subjectSecond languageen
dc.titleWorking memory capacity and lexical access in advanced students of L2 englishpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000824076pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples