Repositório Digital

A- A A+

A construção de novos olhares sobre as diferentes relações mostradas em obras de literatura infantil

.

A construção de novos olhares sobre as diferentes relações mostradas em obras de literatura infantil

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A construção de novos olhares sobre as diferentes relações mostradas em obras de literatura infantil
Autor Haag, Thais Natali
Orientador Petersen, Ana Maria de Barros
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Conto de fada
Diferença
Identidade
Literatura infantil
Resumo O presente trabalho origina-se das experiências vivenciadas durante o Estágio de Docência do Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura /Modalidade a Distância, na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul / UFRGS realizado em 2010/1, com uma turma de segundo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do interior de Taquara-RS. Analisa o que dizem as crianças sobre as diferenças mostradas em obras da Literatura Infantil, bem como identifica como elas negociam os sentidos representados nessas histórias. Para a obtenção dos dados, foram realizadas três sessões de leitura interativa. Segue uma abordagem qualitativa, mais especificamente um estudo de caso de inspiração etnográfica, ancorando-se na perspectiva teórica dos Estudos Culturais em Educação, por considerar os livros de Literatura Infantil um artefato formador de subjetividades e indispensável na discussão sobre a diferença. A investigação enriquece tal discussão no espaço escolar, destacando o modo como as crianças recriam sentidos produzidos na cultura, assim como torna visíveis as dimensões através das quais a Literatura Infantil atua na reprodução e/ou modificação de determinadas representações.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/39513
Arquivos Descrição Formato
000825459.pdf (244.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.