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dc.contributor.advisorKloeckner, Gilberto de Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorSchwanck, Reginaldo Hertzogpt_BR
dc.date.accessioned2007-06-06T17:31:31Zpt_BR
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/3951pt_BR
dc.description.abstractO processo de análise de crédito para as empresas em geral não é novidade, sobretudo caso considere-se essa prática para o meio bancário. Entretanto, para o segmento de telefonia, que até alguns anos atrás convivia com carência desse serviço, provavelmente, a prática da análise de crédito não possuía a devida importância na gestão do negócio. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a atual Política de Crédito Corporativa da Telet S/A, a qual determina que seja analisado crédito dos clientes corporativos que habilitam mais de 10 linhas. O estudo foi desenvolvido avaliando-se os percentuais de inadimplência desse segmento de clientes, de forma que pudessem ser observadas as diferenças existentes entre os clientes que são avaliados o crédito daqueles que não são. Os dados foram extraídos do sistema de Business Intelligence (BI) disponível na Telet, sendo que o período estudado foi de janeiro de 2001 a abril de 2002. De modo a atingir o objetivo proposto, os índices de inadimplência foram avaliados de forma segmentada em quatro grupos gerenciais, quais sejam: Ciclos de Faturamento, Tempo de Casa do cliente na base, Regiões de Faturamento e Método de Pagamento. Os índices de inadimplência foram estudados a fim de ser observado se as diferenças existentes entre as médias analisadas eram estatisticamente significativas, indicando assim, dentre as segmentações, quais apresentavam as maiores e menores semelhanças no comportamento dos pagamentos efetuados, caso fosse feita a opção de alteração do critério. Como resultado geral deste estudo, pode-se observar que os índices de inadimplência dos clientes que habilitam até 10 linhas são significativamente superiores se comparados aos índices totais da inadimplência, indicando assim que a alteração do critério de análise resultaria em prováveis reduções de perda financeira para a Telet.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCredito : Analise de risco : Mercadopt_BR
dc.subjectAdministração financeirapt_BR
dc.titleAnálise de crédito corporativo nas empresas de telecomunicações : um estudo de caso na empresa de telefonia celular Telet S/Apt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000395207pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2003pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


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