Repositório Digital

A- A A+

Tipagem molecular de isolados de Burkholderia cenocepacia provenientes de pacientes fibrocísticos pela técnica de PFGE

.

Tipagem molecular de isolados de Burkholderia cenocepacia provenientes de pacientes fibrocísticos pela técnica de PFGE

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Tipagem molecular de isolados de Burkholderia cenocepacia provenientes de pacientes fibrocísticos pela técnica de PFGE
Autor Pretto, Luana
Orientador Barth, Afonso Luis
Co-orientador Paris, Fernanda de
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Curso de Biomedicina.
Assunto Burkholderia cepacia
Fibrose cística
Tipagem molecular
Resumo Introdução: A fibrose cística (FC) é uma doença genética que predispõe os portadores a infecções crônicas recorrentes do trato respiratório. O complexo Burkholderia cepacia (CBC), formado por espécies bacterianas estreitamente relacionadas (genomovares), são bacilos Gram-negativos não fermentadores que causam graves infecções oportunistas em pacientes fibrocísticos. Dentre as espécies do complexo, B. cenocepacia (genomovar III) é considerada a mais virulenta e a que possui o maior potencial de se propagar entre os pacientes com FC. A macrorestrição de DNA seguida de eletroforese em gel de campo pulsado (PFGE) é uma técnica de tipagem molecular que permite avaliar similaridade genética entre microrganismos e o grau de similaridade entre cepas isoladas de pacientes tratados no mesmo centro pode evidenciar transmissão interpessoal. Objetivo: Com base nisso, o objetivo deste trabalho foi realizar a tipagem molecular por PFGE de isolados de B. cenocepacia provenientes de pacientes fibrocísticos, com o intuito de avaliar o grau de similaridade genética entre eles. Materiais e Métodos: Foram submetidos à técnica de PFGE 28 isolados de B. cenocepacia (19 isolados III A e 9 isolados III B) provenientes de pacientes com FC atendidos no HCPA no ano de 2008 e um isolado da cepa de B. cenocepacia III A ET12. Os perfis genotípicos gerados por PFGE foram analisados pelo software BioNumerics, que mostra o percentual de similaridade entre os isolados através da construção de dendrogramas. Resultados: Isolados do mesmo paciente, com períodos de isolamento diferentes, apresentaram o mesmo perfil genotípico (mesmo clone). Na análise de similaridade entre isolados de pacientes diferentes, os resultados mostraram a presença de alguns grupos clonais formados por mais de um isolado. Constatou-se também que os isolados de B. cenocepacia III A analisados possuem baixa similaridade com a cepa ET12. Discussão: Os resultados obtidos sugerem a ocorrência de disseminação clonal de cepas de B. cenocepacia entre os pacientes fibrocísticos e a permanência de infecção no paciente pela mesma cepa após períodos prolongados de antibioticoterapia.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/39520
Arquivos Descrição Formato
000821599.pdf (233.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.