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Possibilidades e oportunidades de atuação política : estudo sobre a formação do grupode trabalho de ações afirmativas no processo de reivindicação por cotas no ingresso da UFRGS

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Possibilidades e oportunidades de atuação política : estudo sobre a formação do grupode trabalho de ações afirmativas no processo de reivindicação por cotas no ingresso da UFRGS

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Título Possibilidades e oportunidades de atuação política : estudo sobre a formação do grupode trabalho de ações afirmativas no processo de reivindicação por cotas no ingresso da UFRGS
Autor Prolo, Felipe
Orientador Oliveira, Renato de
Data 2011
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia.
Assunto Ação social
Ações afirmativas
Educação superior
Estudante universitário
Grupo de trabalho
Política educacional
Sociologia da educação
Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
[en] Affirmative action
[en] Collective action
[en] Opportunity frames
[en] Project
[en] Quotas
[en] Social action
Resumo A presente dissertação tem como tema o processo de formação de um coletivo de estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, intitulado Grupo de Trabalho de Ações Afirmativas (GTAA), que se propôs a estudar e reivindicar a implementação do sistema de cotas, nas modalidades étnico-racial e socioeconômica, na referida universidade. O intuito foi o de investigar tal processo, buscando fatores que explicassem sua ocorrência no contexto estudado, envolvendo os indivíduos participantes, o período histórico e as condições estruturais da instituição que permitiram seu surgimento. Aliando propostas teóricas sobre a ação social a partir da constituição de “projetos” individuais e coletivos e de estudos sobre ações coletivas a partir da noção de “estrutura de oportunidades políticas”,interrogou-se o objeto de estudo para captar o que concedeu sustentação a esta organização. A conclusão a que chegou-se é a de que a pauta cotas, menos do que por seu conteúdo intrínseco, foi adotada pelos membros do grupo como forma de atribuírem significados às suas atuações enquanto graduandos, face à disponibilidade encontrada para tal proposta, demonstrando que são nas “situações sociais” que produzem-se os fundamentos para o surgimento de ações políticas que buscam suas transformações.
Abstract The theme of this essay is the process of forming a collective of students from the Universidade Federal do Rio Grande do Sul, entitled Working Group on Affirmative Action (GTAA), which proposed to study and claim the implementation of the quota system, in modalities ethnic-racial and socioeconomic, at that university. The aim was to investigate this process, seeking factors that explain its occurrence in the context studied, involving individuals who participated, the historical period and the frame conditions of the institution that allowed its emergence. Combining theoretical proposals about the social action from the constitution of “projects” individual and collective and studies about collective action based on the notion of "political opportunity frames," the object of study was questioned to found what gave sustention to this organization. The conclusion arrived is that the agenda of quotas, less than its intrinsic content, was adopted by the group members as a way to assign meanings to their actions as graduates, given the availability found for this proposal, showing that are in the "social situations" that are produced the elements for the emergence of political actions that seek their transformations.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/39523
Arquivos Descrição Formato
000826122.pdf (850.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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