Repositório Digital

A- A A+

Um estudo de caso sobre a qualidade de vida no trabalho de bancários de Porto Alegre

.

Um estudo de caso sobre a qualidade de vida no trabalho de bancários de Porto Alegre

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Um estudo de caso sobre a qualidade de vida no trabalho de bancários de Porto Alegre
Autor Quadros, Marlene Anelise Rau
Orientador Garay, Angela Beatriz Scheffer
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração a Distância: Bacharelado.
Assunto Qualidade de vida
Trabalho bancário
Resumo O tema Qualidade de Vida no Trabalho expressa uma preocupação com a busca da satisfação das necessidades do trabalhador, englobando diversos aspectos da relação entre o trabalhador e a organização, tais como a remuneração, o relacionamento com colegas e com superiores hierárquicos, as condições e o ambiente de trabalho, o tempo destinado ao lazer e as oportunidades de crescimento. Este estudo objetivou analisar a percepção dos funcionários de uma agência de Porto Alegre, sobre as práticas de QVT adotadas na instituição pesquisada. Para tanto, procurou descrever as práticas adotadas no que se refere à QVT na instituição e levantar os fatores considerados de satisfação ou insatisfação em relação à QVT dos bancários pesquisados. Os dados da pesquisa foram obtidos pela aplicação de questionários a dezenove funcionários, gerando resultados de natureza quantitativa. Através da análise dos dados constatou-se que os fatores críticos para a QVT da Agência MS são a compensação justa e adequada e as condições de trabalho, enquanto os fatores que denotam maior satisfação por parte dos bancários são o uso e o desenvolvimento de capacidades, a oportunidade de crescimento e segurança a integração social na organização, o constitucionalismo, o trabalho e o espaço total de vida, e a relevância total do trabalho na vida.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/39526
Arquivos Descrição Formato
000826265.pdf (241.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.