Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGil, Natália de Lacerdapt_BR
dc.contributor.authorLopes, Beatriz Lealpt_BR
dc.date.accessioned2012-04-25T01:23:51Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/39539pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como tema principal evidenciar a importância da afetividade nas relações entre o professor-aluno no processo de ensinoaprendizagem, investigando as relações interpessoais entre os mesmos, bem como a relação de afetividade da criança com a família. A pesquisa foi elaborada com base nas observações realizadas durante o estágio que ocorreu na turma de terceiro ano, constituída por vinte e sete alunos, sendo 12 meninas e 15 meninos, entre eles alunos de inclusão, com laudo médico, e outros apresentando sérios problemas de aprendizagem, mas sem laudo. A escola, N.S. se localiza na periferia do município de Cachoeirinha-RS, onde sua comunidade escolar apresentava consideráveis problemas de ordem social, financeira e familiar. Por ser uma comunidade com sérios problemas e a escola nova para mim, pois por circunstâncias inesperadas fui convidada para substituir colegas na mesma durante esse ano, tive em minhas mãos uma decisão difícil para resolver, pois esse fato novo culminaria com o período de estágio. Durante todo percurso no PEAD, todas as experiências e vivências através de trabalhos realizados em todas as interdisciplinas tinham sido numa mesma escola (Getúlio Vargas), na qual sempre trabalhei e faço parte da equipe diretiva desde o ano de 2009, ou seja, estava numa zona de conforto muito grande. Mas teria que decidir entre estagiar na qual já conhecia todas as pessoas (pais, alunos e colegas) e todas as pessoas conheciam o meu trabalho, ou partir para um novo desafio, com uma realidade muito diferente da qual eu já conhecia, um caminho incerto e desconhecido, foi então que optei pela referida escola NS, por acreditar que se tal situação inesperada fora colocada no meu caminho é porque de alguma forma eu deveria transpô-la. E assim iniciei uma nova caminhada, enfrentando muitos desafios e muitas dificuldades que ao longo desse período foi sendo superado com o apoio da competente equipe de professores dessa universidade, palavras de amigos e principalmente familiares me impulsionando a continuar até o fim, quando em muitos momentos pensei desistir. Para contribuir na pesquisa buscou-se o referencial teórico de Jean Piaget, Gabriel Chalita, Içami Tiba, Paulo Freire, Maturana e Rubem Alves, entre outras leituras nas quais ao longo desse curso enriqueceram nossa bagagem de pesquisas, para melhor atender o personagem central dessa história, o aluno. Além de muito amor e fé que carrego dentro do meu coração, capazes de transformações. O principal objetivo da pesquisa foi analisar os fatos apresentados através de todos envolvidos (pais, alunos e professora) durante o estágio, buscando constatar a veracidade da hipótese de que as relações de afeto entre o professor e seus alunos, bem como da família, podem influenciar de forma positiva ou negativa no processo de ensino-aprendizagem da criança em idade escolar, e através das experiências vivenciadas no referido estágio pôde-se constatar a confirmação da hipótese relacionada sobre a importância do afeto nas relações interpessoais do indivíduo seja no meio familiar ou social.pt_BR
dc.description.abstractThe present work has as its main theme to highlight the importance of affection in the relationship between teacher and student in the teaching and learning, investigating the interpersonal relationships between them and the warm relationship between the child and family. The survey was developed based on observations made during the stage that occurred in the third year class of twenty-seven students, 12 girls and 15 boys, including inclusion of students with medical report, and others had serious problems learning, but no award. The school, NS, is located on the outskirts of the city of Cachoeirinha-RS, where their school community had considerable social problems, financial and family circumstances. Being a community with serious problems and new school for me because of unforeseen circumstances I was asked to replace colleagues on the same during this year, I had in my hands to solve a difficult decision because this new event would culminate with the probationary period. Throughout the course HDPE, and experiences all through work in all interdisciplines had been in the same school (Vargas), which always worked and I am part of the management team since the year 2009, ie was a very large comfort zone. But it would have to decide between an internship in which he already knew all the people (parents, students and colleagues) and all people knew my work, or seek a new challenge with a very different reality of which I already knew, an uncertain path and unknown, it was then that I opted for this school NS, believing that if this unexpected situation was placed in my path is because somehow I should implement it. And so began a new journey, facing many challenges and many difficulties during this period was being overcome with the support of competent team of teachers of this university, especially words of friends and family pushing me to continue to the end, when many times thought about quitting. To contribute to research aimed at the theoretical framework of Jean Piaget, Gabriel Chalita, Içami Tiba, Paulo Freire, Maturana and Rubem Alves, among other readings in this course along which enriched our luggage searches, to better meet the central character of this history, the student. Besides lots of love and faith that I carry within my heart, capable of transformation. The main objective of the research was to analyze the facts presented by all involved (parents, students and teacher) during the stage, checking for the veracity of the hypothesis that the relations of affection between the teacher and his students and family, can impact positively or negatively in the teaching and learning of school age children, and through experiences in that stage could be seen to confirm the hypothesis related to the importance of affect in interpersonal relationships is the individual's family or social.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAffecten
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectInterpersonal relationshipsen
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectTeachingen
dc.subjectRelação interpessoalpt_BR
dc.subjectDevelopmenten
dc.titleA importância das relações de afetividade entre professor e aluno no processo de ensino-aprendizagempt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000823341pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples