Repositório Digital

A- A A+

A importância da Música nos Anos Iniciais

.

A importância da Música nos Anos Iniciais

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A importância da Música nos Anos Iniciais
Autor Skalski, Tatiana Reichak
Orientador Gil, Natália de Lacerda
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Inovação educacional
Música
Prática pedagógica
Resumo O presente trabalho de conclusão de curso aborda a importância da música e da musicalização nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, como elementos contribuintes para o desenvolvimento da inteligência, propondo primeiramente uma reflexão sobre a utilização da música e sugerindo a construção de uma proposta voltada a uma aprendizagem significativa, onde a música seja um recurso valioso na construção do conhecimento no contexto apresentado. Este material tem por objetivo apresentar a música e a musicalização como mais uma prática pedagógica facilitando também a integração do ser. Pretende, ainda, buscar argumentos que justifique esta prática no desenvolvimento integral do aluno. Este trabalho visou o desenvolvimento da criança de forma bem estruturada e clara, produzindo um projeto de trabalho com a música de forma produtiva e prazerosa. Partiu-se da consideração de que a música caracteriza-se por sua forte relevância no envolvimento do cotidiano das pessoas e assim favorecendo a aprendizagem da criança. A música tem a capacidade de influenciar o homem física e mentalmente, podendo contribuir para a harmonia pessoal, facilitando a integração e a inclusão social. O desenvolvimento do trabalho aprofunda o estudo da música em sala de aula, onde professores e alunos estão envolvidos no processo de construção do conhecimento. A musicalização pode contribuir com a aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento cognitivo/ linguístico, psicomotor e sócio-afetivo da criança. Muitos autores realizaram pesquisas mostrando o quanto a educação musical traz benefícios ao desenvolvimento da criança. Tais pesquisas tratam também sobre as habilidades complementares que não estão diretamente relacionadas com a música, mas que estão inseridas no contexto, tais como: integração, cooperação, respeito e solidariedade. Como pressupostos teóricos foram empregados estudos realizados por Jean Piaget, Luciana Del Ben e Liane Hentschke, Vera Lucia Pessagno Bréscia, Paulo Freire, Violeta Hemsy de Gainza e Anna Maria Gonçalves Weigel. A metodologia utilizada nesta investigação é de cunho qualitativo através de uma pesquisa bibliográfica e de campo. Os sujeitos inseridos neste processo fazem parte de escolas da Rede Pública Municipal de Gravataí/RS. O trabalho apresenta-se em capítulos partindo de um breve histórico sobre a origem da música e o seu significado, seguindo para uma explanação teórica e, após, análises da observação do uso da música como ferramenta de aprendizagem e das entrevistas realizadas. Assim procura-se mostrar o quanto o professor pode fazer um trabalho dinâmico com a música, com seus alunos, de maneira que estes possam participar deste processo de ensino aprendizagem de forma a realmente construírem o seu conhecimento.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/39545
Arquivos Descrição Formato
000825075.pdf (292.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.