Repositório Digital

A- A A+

(In)disciplina escolar : visão de professores e os modos de lidar

.

(In)disciplina escolar : visão de professores e os modos de lidar

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título (In)disciplina escolar : visão de professores e os modos de lidar
Autor Mendonça, Sandra Zaminhã
Orientador Gil, Natália de Lacerda
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Escola
Família
Indisciplina
Prática pedagógica
Sociedade
Resumo Considerando que o problema da indisciplina escolar é um fenômeno que vem se agravando progressivamente, o presente trabalho tinha o objetivo de investigar os significados atribuídos à (in)disciplina na sala de aula a partir da visão dos envolvidos no processo de aprendizagem, os professores. Além disso, a partir de tais significados buscou-se investigar como os mesmos lidam com tal questão. A pesquisa é de cunho etnográfico, tendo como fonte de dados questionário com respostas descritivas aplicados a Professores das Séries Iniciais da Escola Municipal de Ensino Fundamental, no município de Gravataí. O referencial teórico é baseado em autores tais como: Celso Vasconcellos, Julio Aquino, Maria Lucia Boarini, Teresa Maria Estrella, Maria Luisa Xavier, entre outros. Os resultados apontam que existe uma coerência entre os significados dados à (in)disciplina por alguns professores e a maneira como os mesmos dizem lidar com ela. Foi constatado que o fato de a visão tradicional da (in)disciplina se mostrar ainda bastante presente entre os professores, de modo que os mesmo buscam lidar com o problema da (in)disciplina tentando obter um comportamento de outrora por parte dos alunos.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/39547
Arquivos Descrição Formato
000825081.pdf (648.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.