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dc.contributor.advisorGil, Natália de Lacerdapt_BR
dc.contributor.authorTristão, Marly Bernardinopt_BR
dc.date.accessioned2012-04-25T01:23:55Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/39549pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa teve por finalidade demonstrar a importância da ludicidade na alfabetização. Conforme os estudiosos apontam, “o brincar é importante”, “deixe a criança brincar”, “o jogo é uma necessidade do ser humano” etc. Há uma intuição generalizada de que o jogo é importante para a criança, pois, é através de atividades lúdicas (jogos e brincadeiras) que a criança interage consigo e com o outro, constrói normas para si e para o outro, cria e recria a cada nova brincadeira o mundo que a cerca e, consequentemente, aprende. Aprendizado esse construído com experiências afetivas que estabelecem relações mútuas com o ambiente. É fundamental tomar consciência de que a atividade lúdica infantil fornece informações elementares a respeito da criança: suas emoções, a forma como interage com seus colegas, seu desempenho físico-motor, seu estágio de desenvolvimento, seu nível lingüístico, sua formação moral. O jogo acontece em determinados momentos no cotidiano infantil. Partindo da idéia de que o jogo é uma necessidade para a criança, constata-se que o tempo para ela brincar tem se tornado cada vez mais escasso, tanto dentro como fora da escola. Muitas vezes a escola não oportuniza um tempo para o brincar, por ter um programa de ensino a ser cumprido e objetivos a serem atingidos, para cada faixa etária. Com isso, o jogo fica relegado ao pátio ou destinado a “preencher” intervalos de tempo entre aulas. Entretanto, o jogo pode e deve fazer parte das atividades curriculares, sobretudo, nos níveis pré-escolares e de Ensino Fundamental, e ter um tempo pré-estabelecido durante o planejamento na sala de aula. A brincadeira na rua ou em outros espaços abertos tem várias implicações (não considerando a questão de falta de segurança), já que a criatividade das crianças toma conta dos espaços e os transforma em função das suas “necessidades lúdicas”. Brincar na rua é um aprendizado e uma oportunidade para a criança interagir com outros parceiros e desenvolver jogos nos quais a atividade física predomina. Esta pesquisa tinha, como objetivo geral, refletir sobre a importância da ludicidade na prática pedagógica como facilitadora do ensino-aprendizagem do aluno na alfabetização e, como objetivos específicos, identificar e analisar as necessidades existentes dentro da escola para implantar a cultura do lúdico, reconhecer as dificuldades encontradas pelo professor diante da utilização dos jogos em sala de aula e apontar os benefícios das atividades lúdicas em ambientes educativos. A pesquisa foi realizada através de questionário aberto aplicado a professores e gestores de escolas públicas da Rede Municipal de Gravataí. A conclusão final permitiu ressaltar os principais aspectos da pesquisa que certamente farão com que os educadores motivem-se para a realização de novos estudos sobre o tema abordado.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectJogos pedagógicospt_BR
dc.subjectPsicomotricidadept_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleO lúdico na prática docentept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000825104pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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