Repositório Digital

A- A A+

Histórias de vida nos caminhos do PEAD

.

Histórias de vida nos caminhos do PEAD

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Histórias de vida nos caminhos do PEAD
Autor Pinheiro, Ivete Adelina
Orientador Collares, Darli
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Ensino à distância
História de vida
Reflexão
Trajetoria escolar
Resumo O presente trabalho, de Conclusão de Curso deseja descrever e refletir sobre um caminho escolar desde a infância até chegar a ser uma aluna do Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura na modalidade à Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Igualmente buscando relatar as aprendizagens adquiridas sobre as práticas vivenciadas no curso e aplicadas em sala de aula. Revivendo meu percurso e registrando as lembranças, acredito com isso estar contribuindo para uma reflexão importante, pela possibilidade de oferecermos sentido à nossa trajetória e projetarmos uma direção ao que ainda pretendemos construir como aluna e professora. Do mesmo modo o descobrimento da arte do conhecimento, na construção do respeito diante às diversidades de opiniões entre todos os envolvidos no curso, bem como as consequentes mudanças na vida pessoal e profissional de educadora. Ao mesmo tempo, o trabalho apresenta relatos de desafios enfrentados durante a caminhada como aluna e mestre, descrevendo, igualmente, o impacto na aquisição diante das aprendizagens adquiridas no PEAD. Além disso, foram coletados vários depoimentos de colegas educadoras do curso que relataram suas experiências de ensino/aprendizagem durante o curso universitário, oferecendo uma contribuição de reflexão teórica com abordagens muito importantes, aprofundando os conhecimentos sobre as diferentes formas de aplicar a teoria em suas salas de aulas. O Trabalho de Conclusão de Curso usa como referencial teórico, pensamentos de Paulo Freire, que nos faz refletir em determinadas ideias Freireanas a partir de um olhar coletivo, no qual foram acrescentados conhecimentos educacionais construídos ao longo do caminho profissional como docente em constante aprendizagem, a fim de enriquecer nosso refletir em educação. Sem dúvida, a proposta é bastante ambiciosa e não pode se esgotar em si mesma. Ao concluir este trabalho e observar ao redor para ver a nossa participação em todos os acontecimentos até o momento presente e, em nome de uma escola de qualidade que almejamos, percebo que a curiosidade do querer descobrir cada vez mais algo novo que, de alguma forma, contribua para nossos anseios, é fundamental e que vale a pena lutar. Da mesma forma este trabalho traz a oportunidade de iniciar uma reflexão sobre o “Ser Professor” e o resgate do valor individual e coletivo da responsabilidade de cada um. Atuar sem receio e norteados com os valores positivos do ser humano é ter nas mãos a responsabilidade da construção de um mundo melhor.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/39558
Arquivos Descrição Formato
000823641.pdf (481.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.