Repositório Digital

A- A A+

A relação de parceria entre professor e família, como um fator importante no desenvolvimento de projetos de ensino e aprendizagem

.

A relação de parceria entre professor e família, como um fator importante no desenvolvimento de projetos de ensino e aprendizagem

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A relação de parceria entre professor e família, como um fator importante no desenvolvimento de projetos de ensino e aprendizagem
Autor Garcia, Elisangela Rodrigues
Orientador Collares, Darli
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Educação
Educação infantil
Projeto
Relação pais-professores
Resumo O presente trabalho trata da relação entre família e professores, como fator importante no desenvolvimento de projetos de ensino, na educação infantil, no caso, em uma turma com alunos na faixa etária de dois anos de idade. Considerando que nem sempre são as figuras de pai e mãe que respondem por meus alunos as questões referentes à escola, usarei neste, hora o termo pais, hora familiares, sempre que estiver me referindo a quem representar esta função nesta relação. O diálogo, a busca por melhores alternativas para a resolução de possíveis conflitos e superação dos desafios, definição clara das funções e influências que escola e família exercem no desenvolvimento da criança e a cooperação, contribuíram para a construção dessas relações de parceria entre mim e os familiares de meus alunos. Com o objetivo de ter maior noção do contexto das instituições familiares das crianças, foram considerados os dados de duas entrevistas realizadas durante o estágio curricular. Contamos também, no exercício da construção dessa parceria, com a boneca KIKA, o livrinho de músicas, registro em fotografias e filmagens do dia a dia da criança na escola, reuniões e eventos e as constantes conversas com os familiares na entrega e retirada da criança na escola. As reflexões teóricas e práticas estão fundamentadas no pbworks do estágio, no relatório do estágio, na abordagem psicopedagógica clínica da criança e sua família de Alícia Fernández, 1990, no trabalho de conclusão de curso (TCC) de Micheli Lima Nogueira, 2007, que trata da comunicação entre pais e professores na educação infantil, bem como outros teóricos que cito, os quais eu busco apoiar-me no exercício de estruturar as minhas concepções.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/39559
Arquivos Descrição Formato
000823646.pdf (471.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.