Repositório Digital

A- A A+

Como a utilização do computador pode influenciar no processo de letramento?

.

Como a utilização do computador pode influenciar no processo de letramento?

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Como a utilização do computador pode influenciar no processo de letramento?
Outro título The computer as a tool of the process of literacy facilitator
Autor Jeck, Eliana de Pereira
Orientador Reategui, Eliseo Berni
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Computador na educação
Letramento
Tecnologia educacional
[en] Computer
[en] Influence
[en] Literacy
Resumo Esta pesquisa tem como objetivo investigar como o computador pode influenciar no processo de letramento, investigação esta realizada no período do estágio curricular. Sua justificativa está baseada na importância do mundo letrado e no papel que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) podem cumprir neste contexto, possibilitando ao aluno desenvolver habilidades importantes nos processos de letramento. Para tornar concreto este estudo de observação, foram utilizados trabalhos realizados em aula pelos alunos do 3º ano, turma 33 da E.E.E. Fundamental Major Miguel José Pereira, buscando verificar como o uso do computador pode ser feito no processo de letramento. Neste trabalho foi desenvolvido um Projeto de Aprendizagem envolvendo gêneros textuais, tais como: poesia, parlendas, cartas, notícias, informes publicitários, receitas e convites. As atividades realizadas envolveram a produção de artefatos empregando linguagem não verbal, tal como imagens, desenhos e outros. Esta abordagem permitiu situar o aluno no meio que vive. Na busca de novas alternativas em termos de estratégia de ensino aprendizagem, foi proposta uma atividade que chamei “A Releitura de Van Gogh Digital”. Pode-se pontuar, a partir das análises realizadas, a importância do uso do computador como elemento facilitador para o letramento, possibilitando que o aluno desenvolvesse habilidades relevantes neste processo. Respondendo a pergunta norteadora deste trabalho ( “Como o uso do computador pode influenciar no processo de letramento?”), fica evidente que através do uso da leitura de uma imagem os alunos valeram-se do uso das TICs para adquirirem um certo domínio da leitura e da escrita. Com o uso do computador os alunos aprimoraram suas capacidades de criar, aprender, abrangendo diversas áreas do conhecimento. Assim os alunos puderam adquirir um passaporte para a liberdade. Neste passaporte, a alfabetização, os alunos identificaram os diferentes usos e funções da escrita, vivenciando diferentes práticas de leitura e escrita no desenvolvimento de seu processo de letramento.
Abstract This research aims to investigate how the computer can influence the process of literacy, this research conducted in the period of probation. His justification is based on the importance of the literate world and the role that Information and Communication Technologies (ICTs) can fulfill this context, enabling students to develop important skills in literacy processes. To make concrete this observational study were used in class work done by the students of 3rd year, class 33 of the EEA Major Jose Pereira Miguel Elementary, trying to see how computer use can be made in the literacy process. We have developed a learning project involving text genres such as poetry, rimes, letters, news reports advertising revenue and invitations. The activities involved the production of artifacts using non-verbal language, such as pictures, drawings and others. This approach allowed us to locate the student who lives in the middle. In the search for new alternatives in terms of teaching and learning strategy has been proposed that an activity called "The Digital Rehash of Van Gogh." The score is, from the analysis, the importance of using the computer as a facilitator for literacy, enabling students to develop relevant skills in this process. Answering the question guiding this study ("How computer use may influence the process of literacy?"), It is evident that through the use of reading an image of the students took advantage of the use of ICTs to acquire a certain mastery of reading and writing. Using the computer students honed their skills to create, learn, covering various areas of expertise. So the students could acquire a passport to freedom. In this passport, literacy, students identify the different uses and functions of writing, experiencing different practices of reading and writing to develop their literacy process.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/39561
Arquivos Descrição Formato
000823654.pdf (516.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.