Repositório Digital

A- A A+

Contribuição do jogo de Xadrez na aprendizagem de matemática nas séries iniciais

.

Contribuição do jogo de Xadrez na aprendizagem de matemática nas séries iniciais

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Contribuição do jogo de Xadrez na aprendizagem de matemática nas séries iniciais
Autor Paim, Liege Maciel Ramos
Orientador Reategui, Eliseo Berni
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Ensino
Jogos pedagógicos
Matemática
Séries iniciais
Xadrez
Resumo O presente trabalho de conclusão apresenta um relato sobre os benefícios que o jogo de xadrez proporciona ao educando. As contribuições que o xadrez oferece para o processo de aprendizagem, o desenvolvimento do raciocínio lógico, a concentração, as atitudes para a formação do cidadão. Através do jogo de xadrez a criança, adulto ou adolescente tem a chance de exercitar inúmeras habilidades, tais como: a construção de hipóteses, estratégias, organização do pensamento, concentração, controle da ansiedade, exercício da paciência. Cada jogada se transforma num imenso desafio, onde o jogador prevê antes o melhor lance a ser executado. O desafio lógico-matemático se assemelha a estas jogadas, visto que os cálculos seguem a mesma lógica, não esquecendo que no jogo de xadrez isto acontece de forma prazerosa. Os teóricos que fundamentaram este trabalho foram Vigostsky, Lara, Maia dentre outros autores. Minha metodologia de pesquisa empregou tanto aspectos qualitativos quanto quantitativos. Foram utilizados de questionários com trinta alunos de uma quarta série na Escola Municipal de Ensino Fundamental Portugal em Cachoeirinha. Estes questionários me possibilitaram conhecer as expectativas das crianças em relação ao jogo de xadrez, suas preferências e dificuldades. A partir da introdução do jogo de xadrez nas aulas de matemática, observei o crescimento dos alunos principalmente no que diz respeito a mudanças de comportamento entre eles, maior concentração, respeito com o outro, aceitação de regras não só do jogo, como também regras gerais da sala de aula e da escola. O trabalho beneficiou meninos e meninas, melhorando seu relacionamento, promovendo maior interação entre os alunos que passaram a colaborar mais com quem está aprendendo, e isto foi referenciado por outros professores que trabalham na turma com as demais disciplinas, Este trabalho apresenta, num primeiro momento uma descrição das vantagens que o lúdico (xadrez) pode oferecer aos educandos. Tal abordagem busca despertar nos alunos uma aprendizagem diferenciada, indo ao encontro de seus anseios, baseado no cotidiano escolar, vivenciado pelos sujeitos que participam desse contexto. A partir da pesquisa realizada, foi possível concluir que o jogo de xadrez na escola pode ser um recurso barato e de grande potencial, na medida em que auxilia na formação do cidadão, na criatividade e na capacidade cognitiva, melhorando o desempenho geral dos alunos.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/39562
Arquivos Descrição Formato
000823657.pdf (608.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.