Digital Repository

A- A A+

A importância do lúdico nas práticas de letramento e alfabetização na Educação Infantil

DSpace/Manakin Repository

A importância do lúdico nas práticas de letramento e alfabetização na Educação Infantil

Show full item record

Statistics

Title A importância do lúdico nas práticas de letramento e alfabetização na Educação Infantil
Author Soares, Carina Fabiana
Advisor Reategui, Eliseo Berni
Date 2010
Level Graduation
Institution Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Subject Alfabetização
Educação infantil
Jogos pedagógicos
Letramento
Séries iniciais
Abstract in Portuguese Encontrar uma forma com que a alfabetização seja efetiva já nos primeiros anos do ensino fundamental vem sendo foco de estudos há muitos anos. Vivemos hoje em sala de aula uma realidade em que algumas crianças que já saíram das classes de alfabetização, ainda não dominam as práticas de leitura e escrita. Com base neste problema, o presente trabalho tem o intuito de investigar como a alfabetização pode ser iniciada já na Educação Infantil. Notemos que uma das maiores dificuldades presentes no processo de alfabetização está na falta de vontade ou de interesse do aluno por compreender o sistema da escrita. Sendo assim, na Educação Infantil, contamos com o fator favorável do uso do lúdico nas aulas, já que este traz consigo uma gama de elementos que fazem com que a criança se identifique com o que está sendo trabalhado, porque traz um universo que é familiar a ela para dentro da sala de aula. Tal prática facilita o engajamento das crianças nas atividades desenvolvidas. Emília Ferreiro e Ana Teberosky, quando pesquisaram sobre o processo de alfabetização e publicaram “A psicogênese da língua escrita”, já nos relatavam a importância de o professor conhecer de perto como ocorre o processo de alfabetização com o aluno. Este conhecimento permite que suas práticas sejam desafiadoras e prazerosas para os aprendizes, afim de facilitar a aprendizagem. Magda Soares (2000) vem ao encontro desta idéia, nos mostrando como é importante o letramento ser encarado como uma prática existente para fazer com que o aluno atribua um sentido ao sistema de escrita que está sendo-lhe ensinado, identificando no seu mundo e ao seu redor os elementos aprendidos dentro da sala de aula. Também é importante relacionar estas aprendizagens com conhecimentos já adquiridos anteriormente, também fora da sala de aula. A metodologia utilizada neste trabalho teve base na observação de uma turma de jardim B para verificar o impacto da utilização de um ursinho que os alunos levavam para suas casas nas práticas de iniciação à alfabetização. Os alunos tinham oportunidade de brincar com o ursinho e, depois, deviam fazer o registro dos acontecimentos em um caderninho com desenhos e escrita auxiliada pela família, posteriormente relatando em sala de aula a atividade realizada. A partir desde estudo podemos perceber que este ursinho teve grande importância no desenvolvimento de habilidades iniciais de alfabetização para os alunos, já que proporcionou a desinibição destes na hora de relatar, a responsabilidade de cuidar de um elemento comum a sua vida, mas desta vez da sua escola, que foi para a casa sob sua própria responsabilidade. E o mais importante: o despertar pelo interesse em escrever sozinho o relato das suas brincadeiras com o ursinho. A partir destes resultados podemos concluir que a utilização de atividades lúdicas que proporcionem ao aluno o contato com práticas de letramento e alfabetização faz com que o processo seja ainda mais significativo, efetivo, facilitado seu desenvolvimento nos próximos anos de efetiva alfabetização.
Type Work completion of graduation
URI http://hdl.handle.net/10183/39563
Files Description Format View
000823659.pdf (421.9Kb) Texto completo Adobe PDF View/Open

This item is licensed under a Creative Commons License

This item appears in the following Collection(s)


Show full item record

Browse



  • The author is the owner of the copyrights of the documents available in this repository and is prohibited under the law, the marketing of any kind without prior authorization.
    Graphic design by Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.