Repositório Digital

A- A A+

Habilidades desenvolvidas através dos “exercícios de vida prática” na Escola Montessoriana

.

Habilidades desenvolvidas através dos “exercícios de vida prática” na Escola Montessoriana

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Habilidades desenvolvidas através dos “exercícios de vida prática” na Escola Montessoriana
Autor Amaro, Maria Magdalena Schommer
Orientador Reategui, Eliseo Berni
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Desenvolvimento da linguagem
Educação infantil
Linguagem gráfica
Metodologia do ensino
Montessori, Maria, (1870-1952)
Resumo O presente trabalho é resultado de uma investigação realizada no estágio curricular em escola Montessoriana com a turma que chamaremos de Agrupada II. Essa turma é formada por crianças de três anos de idade, nove meninos e quatro meninas. A pesquisa foi realizada com seis alunos, escolhidos de forma aleatória. A médica e pedagoga, Maria Montessori, propunha mudanças radicais com sua metodologia, uma oposição aos métodos tradicionais que não respeitavam as necessidades e os mecanismos evolutivos do desenvolvimento da criança nos seus primeiros anos de vida. Os alunos envolvidos na observação encontravam-se no período essencialmente sensorial. Nesse a criança realiza sua própria construção através da exploração e da absorção do ambiente que a circunda. A metodologia Montessoriana objetiva desenvolver todas as habilidades como: motricidade, criatividade, autonomia, disciplina, consciência, cooperação e responsabilidade. Como parte do método, as crianças têm a preparação indireta da mão à escrita através de atividades diárias de movimentos intencionais em exercícios como: encaixes de sólidos e planos, educação do sentido tátil e os exercícios de “Vida Prática”. Esses exercícios têm função formativa na coordenação dos movimentos e ajuda a desenvolver a unidade de pensamento, desejo e ação. O material utilizado nos exercícios de “Vida prática” expressa uma atividade do ambiente real, como exemplo versar sólidos e líquidos. Além do objetivo indireto, esses exercícios têm como meta a conquista da maturidade psicomotora. A criança é livre para escolher a atividade e realizá-la no tempo determinado pela sua necessidade interior. De certa forma a criança vai conquistando o domínio de seus movimentos, a preparação da mão, a maleabilidade de pulso como exercício preparatório para o aprendizado da escrita. A criança de três anos já inicia como um jogo a análise dos sons que compõe as palavras (análise fonética oral). Com um toque das letras de lixa, continua esta análise, através de símbolos significativos (letras do alfabetário). Tal exercício estimula a análise mental das palavras para distinguir os sons que correspondem ao símbolo alfabético. Para Montessori (1975) foi isto que conduziu as crianças bem pequenas à conquista da “escrita espontânea” advinda de “modo explosivo”, revelando o seu mundo interior e não apenas a cópia comum de uma cartilha. Neste contexto evidenciaram-se descobertas e conquistas da escrita espontânea do símbolo gráfico de modo individual. É preciso considerar que cada aprendiz tem um ritmo próprio que deve ser rigorosamente respeitado. Também ficou demonstrado que a ordem, a disciplina e o silêncio constituem para a criança necessidades e manifestações vitais para a aprendizagem. Por isso, na educação Montessoriana a lição do silêncio através da aula de linha tem grande valor educativo. Esta aula favorece a aquisição de conhecimento, o desenvolvimento de habilidades psicomotoras, a disciplina e interação sócia afetiva. Portanto, a investigação realizada permitiu verificar como ocorrem certas aprendizagens no ambiente estruturado que Maria Montessori propõe, onde a criança tem a oportunidade de viver a multiplicidade dos estímulos para aprender com prazer.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/39564
Arquivos Descrição Formato
000823663.pdf (480.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.