Repositório Digital

A- A A+

Quais são as possibilidades de alunos do Ensino Fundamental ter um bom entendimento sobre Cidadania : direitos e deveres?

.

Quais são as possibilidades de alunos do Ensino Fundamental ter um bom entendimento sobre Cidadania : direitos e deveres?

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Quais são as possibilidades de alunos do Ensino Fundamental ter um bom entendimento sobre Cidadania : direitos e deveres?
Autor Peres, Luciana Patricia da Silva
Orientador Gil, Natália de Lacerda
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Cidadania
Desenvolvimento moral
Produção do conhecimento
Resumo O presente trabalho reflete sobre o significado do termo ‘Cidadania’ e como ocorre o processo de entendimento do mesmo pelas crianças. Cidadania é um termo atual e diz respeito aos direitos e deveres de todos os indivíduos, portanto é um assunto muito importante e que deve ser trabalhado todos os dias na escola. Além de muito importante, o assunto cidadania quando é trabalhado em sala de aula é muito gratificante. Nos tempos atuais em que a nossa sociedade traz consigo muitos conflitos e dificuldades de convivência em grupo, se faz necessário que a instituição escolar amplie sua visão em relação à preparação de seus alunos para a vida. Trabalhar cidadania significa trabalhar valores, ética, inclusão, consciência e muito mais, trabalhar cidadania diariamente com os alunos significa também a possibilidade de prevenir alguns fatores que levam a sociedade a esta disparidade e a esta falta de valores que observamos em nosso cotidiano através das mídias. Tal trabalho investiga como os alunos percebem e demonstram seus conhecimentos acerca deste assunto na escola através de situações vivenciadas no dia-a-dia, como por exemplo: os trabalhos em grupo, como as crianças agem em relação ao próprio trabalho, como demonstram os seus conhecimentos e como agem em relação aos seus colegas e à professora. Investigou-se também através de brincadeiras simples e corriqueiras, como os jogos na sala de aula e os jogos no pátio da escola, como se organizaram e como colocaram em prática tal organização. O cuidado que os alunos demonstram com a manutenção da instituição em que eles estudam também demonstra seu conhecimento sobre o que é cidadania. Cuidar do mobiliário da escola e da limpeza da mesma são práticas que demonstram valores aprendidos na própria escola e também na família. Para alcançar tais objetivos, este trabalho se reporta aos estudos de Jean Piaget, Ulisses Araújo, Paulo Freire, Constance Kamii, Yves de La Taille, entre outros autores que falam sobre cidadania. Ainda contou com textos retirados dos Parâmetros Curriculares Nacionais, dando ênfase ao processo de desenvolvimento moral e ético da criança. A metodologia utilizada foram observações realizadas com crianças do ensino fundamental em uma escola de Gravataí/RS. Os dados coletados foram registrados em diários de campo e sujeitos à análise e reflexão. A partir da pesquisa de campo, foram levantadas categorias de intervenções dos alunos no espaço escolar. Analisando tais categorias e refletindo sobre os comportamentos e conhecimentos dos alunos, conclui-se que os alunos aprendem muito bem sobre assuntos de seus interesses, assuntos que fazem parte do seu cotidiano, compreendendo bem o significado da palavra cidadania, direitos e deveres, o que são valores morais, ou éticos, além de perceberem a importância de se viver em uma democracia, aprendendo a respeitar o próximo e o meio em que vivemos.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/39566
Arquivos Descrição Formato
000823666.pdf (182.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.