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dc.contributor.advisorGil, Natália de Lacerdapt_BR
dc.contributor.authorPeres, Luciana Patricia da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2012-04-25T01:24:02Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/39566pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho reflete sobre o significado do termo ‘Cidadania’ e como ocorre o processo de entendimento do mesmo pelas crianças. Cidadania é um termo atual e diz respeito aos direitos e deveres de todos os indivíduos, portanto é um assunto muito importante e que deve ser trabalhado todos os dias na escola. Além de muito importante, o assunto cidadania quando é trabalhado em sala de aula é muito gratificante. Nos tempos atuais em que a nossa sociedade traz consigo muitos conflitos e dificuldades de convivência em grupo, se faz necessário que a instituição escolar amplie sua visão em relação à preparação de seus alunos para a vida. Trabalhar cidadania significa trabalhar valores, ética, inclusão, consciência e muito mais, trabalhar cidadania diariamente com os alunos significa também a possibilidade de prevenir alguns fatores que levam a sociedade a esta disparidade e a esta falta de valores que observamos em nosso cotidiano através das mídias. Tal trabalho investiga como os alunos percebem e demonstram seus conhecimentos acerca deste assunto na escola através de situações vivenciadas no dia-a-dia, como por exemplo: os trabalhos em grupo, como as crianças agem em relação ao próprio trabalho, como demonstram os seus conhecimentos e como agem em relação aos seus colegas e à professora. Investigou-se também através de brincadeiras simples e corriqueiras, como os jogos na sala de aula e os jogos no pátio da escola, como se organizaram e como colocaram em prática tal organização. O cuidado que os alunos demonstram com a manutenção da instituição em que eles estudam também demonstra seu conhecimento sobre o que é cidadania. Cuidar do mobiliário da escola e da limpeza da mesma são práticas que demonstram valores aprendidos na própria escola e também na família. Para alcançar tais objetivos, este trabalho se reporta aos estudos de Jean Piaget, Ulisses Araújo, Paulo Freire, Constance Kamii, Yves de La Taille, entre outros autores que falam sobre cidadania. Ainda contou com textos retirados dos Parâmetros Curriculares Nacionais, dando ênfase ao processo de desenvolvimento moral e ético da criança. A metodologia utilizada foram observações realizadas com crianças do ensino fundamental em uma escola de Gravataí/RS. Os dados coletados foram registrados em diários de campo e sujeitos à análise e reflexão. A partir da pesquisa de campo, foram levantadas categorias de intervenções dos alunos no espaço escolar. Analisando tais categorias e refletindo sobre os comportamentos e conhecimentos dos alunos, conclui-se que os alunos aprendem muito bem sobre assuntos de seus interesses, assuntos que fazem parte do seu cotidiano, compreendendo bem o significado da palavra cidadania, direitos e deveres, o que são valores morais, ou éticos, além de perceberem a importância de se viver em uma democracia, aprendendo a respeitar o próximo e o meio em que vivemos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento moralpt_BR
dc.subjectProdução do conhecimentopt_BR
dc.titleQuais são as possibilidades de alunos do Ensino Fundamental ter um bom entendimento sobre Cidadania : direitos e deveres?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000823666pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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