Repositório Digital

A- A A+

Arquiteturas pedagógicas : as relações construídas no processo de aprendizagem mediado por computador

.

Arquiteturas pedagógicas : as relações construídas no processo de aprendizagem mediado por computador

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Arquiteturas pedagógicas : as relações construídas no processo de aprendizagem mediado por computador
Autor Tavares, Mara Rosane Noble
Orientador Corte Real, Luciane Magalhães
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Computador na educação
Informática
Projeto
Tecnologia educacional
[en] Architecture
[en] Computer
[en] Education
[en] Project
[en] Technology
Resumo Nos dias atuais, as tecnologias estão presentes e são necessárias no dia-a-dia das pessoas. O uso social que os sujeitos fazem da tecnologia implica em uma preocupação crescente em inseri-las na Educação. Esse trabalho objetiva apresentar, por meio de um estudo de caso, o uso das Arquiteturas Pedagógicas em ambientes informatizados para suporte às aprendizagens, apoiadas por Teorias Sócio-Interacionistas. O presente estudo apresenta ações pedagógicas que utilizam Projetos de Aprendizagem, de Estudo e de Trabalho, com base em proposta Sócio-Construcionista, para a construção dos conhecimentos, letramento digital e cidadania. Ações orientadas por um planejamento dirigido e uma prática intencional, mediadas pelo uso do computador, que levam em conta como o aluno aprende e, como este aprende melhor de forma colaborativa. Planejamento e prática que, por consequência, transformam a rotina escolar com o uso dos recursos do Laboratório de Informática, recentemente implantados nas escolas, contribuindo, dessa forma, para a efetiva inserção da tecnologia no espaço, tempo e cultura escolares.
Abstract Nowadays, technologies are present and are necessary in day-to-day for people. The social use of technology implies a concern, growing, with her introducing in education. This work presents, through a case study, the use of Pedagogical Architectures in computerized environment to support learning activities, based by partner-interactionist theories. The present study provides pedagogical practices using Projects of Learning, of Study and of Work in a Socio-constructivist proposal for the construction of knowledge, litteracy in computer and citizenship. Actions oriented to an intentional practice and a planning directed which take into account how students learn and how they learn best of collaboratively, mediated by computer use. Planning and practice that, consequently, change the school routine by using the resources of the Computer Laboratory, recently deployed in schools, contributing thus to the effective integration of technology in space, time and culture school.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/39567
Arquivos Descrição Formato
000823667.pdf (640.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.