Repositório Digital

A- A A+

O Encantamento dos Contos de Fadas

.

O Encantamento dos Contos de Fadas

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O Encantamento dos Contos de Fadas
Autor Silva, Maria Verônica Oliveira da
Orientador Gil, Natália de Lacerda
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Conto de fada
Contrato
Hora do conto
Literatura infantil
Pedagogia
Resumo Partindo do pressuposto de que a Literatura Infantil tem papel importantíssimo na vida da criança, por ter influência direta na formação de atitudes e valores, oferecendo oportunidades de viver o imaginário e favorecendo a visão original da realidade, os contos de fadas se tornam elementos importantes por trazerem concepções e visões de outras épocas, com seus valores e conceitos escritos em situações e países diferentes. Embora estes contos tenham passado de geração para geração, eles ainda encantam as crianças nos dias atuais, conseguem fazer com que estas vivenciem situações imaginárias através deles e se mostrem fascinadas pela magia contida em seu interior. Diante destas considerações, este trabalho se propôs a questionar o motivo que leva a criança pós-moderna, inserida em um contexto de avanços tecnológicos, a se encantar pelos contos de fadas. De onde viria o encantamento por esta literatura que vem sendo contada no decorrer dos tempos e que traz valores e concepções de pessoas que viveram em mundos completamente diferenciados dos nossos? Para responder a esta questão foi necessária uma análise desta literatura, bem como um estudo de dados e reflexões sobre observações em sala de aula. Ao refletir sobre o encantamento do pequeno ouvinte, é possível dizer que o conto por si só já cumpre a tarefa de encantá-lo, devido ao contexto maravilhoso e fantástico que proporciona à criança, trazendo culturas e histórias encantadoras, vividas em tempos e locais que muitas vezes estão distantes da sua realidade e fora de seu alcance, o que permite a ele fazer a sua viagem própria. Com esse intuito proporcionei aos meus alunos a “hora do conto”, por considerar um momento relevante no ambiente educacional, tanto para formação do leitor como para o desenvolvimento da criança enquanto ser humano, no encontro com seu mundo interno povoado de imagens e questões que devem ser compreendidas, para que se tornem adultos conscientes e equilibrados, interagindo no contexto social. Sendo assim, realizei um estudo com meus alunos tendo como objetivo de refletir e verificar junto às crianças o porquê do seu encantamento frente aos contos de fadas. Cabe ressaltar que o mesmo foi realizado no decorrer da “hora do conto” e que a partir das histórias contadas as crianças recontavam as mesmas, expressavam o que sentiam e responderam a questionários. As falas e reações das crianças foram surpreendentes e bem variadas, sendo que sempre havia uma relação com o cotidiano dos mesmos. Através deste estudo proponho uma reflexão mais consciente sobre este gênero literário que encanta as crianças e adultos, chamando a atenção para a influência que pode exercer sobre os pequenos e defendendo que, portanto, deve ser trabalhado e compreendido em sala de aula para que possa auxiliar na formação da infância, mesmo que numa sociedade tão diferenciada daquela em que tais contos surgiram.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/39574
Arquivos Descrição Formato
000825102.pdf (389.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.