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dc.contributor.advisorGil, Natália de Lacerdapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Maria Verônica Oliveira dapt_BR
dc.date.accessioned2012-04-25T01:24:05Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/39574pt_BR
dc.description.abstractPartindo do pressuposto de que a Literatura Infantil tem papel importantíssimo na vida da criança, por ter influência direta na formação de atitudes e valores, oferecendo oportunidades de viver o imaginário e favorecendo a visão original da realidade, os contos de fadas se tornam elementos importantes por trazerem concepções e visões de outras épocas, com seus valores e conceitos escritos em situações e países diferentes. Embora estes contos tenham passado de geração para geração, eles ainda encantam as crianças nos dias atuais, conseguem fazer com que estas vivenciem situações imaginárias através deles e se mostrem fascinadas pela magia contida em seu interior. Diante destas considerações, este trabalho se propôs a questionar o motivo que leva a criança pós-moderna, inserida em um contexto de avanços tecnológicos, a se encantar pelos contos de fadas. De onde viria o encantamento por esta literatura que vem sendo contada no decorrer dos tempos e que traz valores e concepções de pessoas que viveram em mundos completamente diferenciados dos nossos? Para responder a esta questão foi necessária uma análise desta literatura, bem como um estudo de dados e reflexões sobre observações em sala de aula. Ao refletir sobre o encantamento do pequeno ouvinte, é possível dizer que o conto por si só já cumpre a tarefa de encantá-lo, devido ao contexto maravilhoso e fantástico que proporciona à criança, trazendo culturas e histórias encantadoras, vividas em tempos e locais que muitas vezes estão distantes da sua realidade e fora de seu alcance, o que permite a ele fazer a sua viagem própria. Com esse intuito proporcionei aos meus alunos a “hora do conto”, por considerar um momento relevante no ambiente educacional, tanto para formação do leitor como para o desenvolvimento da criança enquanto ser humano, no encontro com seu mundo interno povoado de imagens e questões que devem ser compreendidas, para que se tornem adultos conscientes e equilibrados, interagindo no contexto social. Sendo assim, realizei um estudo com meus alunos tendo como objetivo de refletir e verificar junto às crianças o porquê do seu encantamento frente aos contos de fadas. Cabe ressaltar que o mesmo foi realizado no decorrer da “hora do conto” e que a partir das histórias contadas as crianças recontavam as mesmas, expressavam o que sentiam e responderam a questionários. As falas e reações das crianças foram surpreendentes e bem variadas, sendo que sempre havia uma relação com o cotidiano dos mesmos. Através deste estudo proponho uma reflexão mais consciente sobre este gênero literário que encanta as crianças e adultos, chamando a atenção para a influência que pode exercer sobre os pequenos e defendendo que, portanto, deve ser trabalhado e compreendido em sala de aula para que possa auxiliar na formação da infância, mesmo que numa sociedade tão diferenciada daquela em que tais contos surgiram.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectConto de fadapt_BR
dc.subjectHora do contopt_BR
dc.subjectContratopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.titleO Encantamento dos Contos de Fadaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000825102pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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