Repositório Digital

A- A A+

A internet contribuindo na produção textual dos alunos de 5º ano do Ensino Fundamental

.

A internet contribuindo na produção textual dos alunos de 5º ano do Ensino Fundamental

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A internet contribuindo na produção textual dos alunos de 5º ano do Ensino Fundamental
Autor Medeiros, Paulo Assis Costa
Orientador Corte Real, Luciane Magalhães
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Computador na educação
Ensino fundamental
Informática
Produção de textos
Trabalho cooperativo
Resumo A utilização do computador em sala de aula já foi saudada tanto como a resposta definitiva para as lacunas do aprendizado quanto atacada pelos mais conservadores. Em um cotidiano de ascendência digital, insiste a escola em negar o acesso às mídias entre suas paredes, abstendo-se de pensar um currículo que comungue os componentes curriculares pelo viés da informática. A qualidade da produção escrita entre os discentes, via de regra estéril aos olhos dos educadores, bem poderia beneficiar-se de uma proposta inovadora, criativa e motivadora por meio de uma práxis que acolhesse as tecnologias deste novo século. Refletindo como a utilização da informática e da Internet contribuiu na produção textual dos alunos de 5º ano do Ensino Fundamental, o presente estudo tem como objetivo geral analisar algumas ferramentas digitais voltadas para o aprimoramento da produção textual e que podem ser utilizadas em sala de aula pelo viés do trabalho cooperativo. A fim de pensar tais questões, buscou-se o referencial teórico de Will Richardson, Pierre Lévy e José Manuel Moran, entre outros. A pesquisa baseou-se no diário de campo do estágio docente realizado em uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede de ensino público municipal de Gravataí. Os resultados apontam que a escola não mais pode prescindir da constituição de um corpo discente pesquisador, que se inquieta diante dos desafios pedagógicos, assumindo a opção pela autoria do conhecimento construído ao longo do processo de ensino-aprendizagem. É desejável que o professor planeje suas ações de forma a possibilitar a construção de um contexto pedagógico no qual docente e discente não se satisfaçam com o que está pronto, fazendo dos espaços da escola uma atmosfera provocadora de pesquisa e divulgação dos processos de ensino-aprendizagem e dos resultados alcançados.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/39640
Arquivos Descrição Formato
000825042.pdf (2.024Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.