Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCorte Real, Luciane Magalhãespt_BR
dc.contributor.authorHomem, Sônia Mara dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2012-04-26T01:22:59Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/39642pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta a aproximação das mídias com a educação, mostra que até mesmo as classes populares têm contato com as tecnologias, seja em casa, na escola, na lan house ou na rua com os colegas. O que talvez não esteja claro para a sociedade e também para as escolas é como utilizar tais tecnologias em benefício da aprendizagem. Outra questão importante é que a partir do momento em que as tecnologias estão presentes na educação, estamos contribuindo para a inclusão digital da sociedade, assim como trazendo para o ambiente escolar, uma forma prazerosa de trabalhar. Não se fala em informatizar o ensino, mas em desenvolver processos de ensino e de aprendizagem que facilitem a compreensão do aluno. O trabalho que segue foi um estudo qualitativo, realizado com uma turma de 4ª série do ensino fundamental, na qual foram usados os meios de comunicação como ferramenta de apoio ao processo de ensino-aprendizagem. A integração das TICs nos processos de aprendizagem pode constituir um fator de inovação pedagógica, proporcionando novas modalidades de trabalho na escola. Porém, a escola tem de acompanhar as transformações sociais. E o grande desafio é saber a especificidade de cada uma delas para integrá-las de acordo com os objetivos pedagógicos da instituição de ensino.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents the approach of the media on education, it shows that even the lower classes have contact with the technologies, whether at home, at school,Internet café outside the school classintes. What may not be clear to society and also for schools it is how to use such technologies for the benefit of teaching and learning. Another important issue is when technologies are present in education, we are contributing to digital inclusion in society. As well as bringing to E- education, but to develop the teaching and learning to facilitate student understanding. I always wanted to delve on this subject theoretically and Degree in the distance gave me that opportunity. The work that follows is a qualitative study with a group of 4th grade of elementary school, which were used in the media as a tool to support the teaching and learnig. The integration of ICT in learning processes can constitute a factor of pedagogical innovation, offering new ways of working in school. However, the school must accompany social change. And the big challenge is to know the specifics of each one of them to integrate them according to the pedagogical goals of the institution.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMediaen
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectSchoolen
dc.subjectComputador na educaçãopt_BR
dc.subjectLearningen
dc.subjectMídiapt_BR
dc.titleComo as mídias contribuíram no processo de aprendizagem em uma turma de 4ª série do ensino Fundamental?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000825051pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples