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dc.contributor.advisorReategui, Eliseo Bernipt_BR
dc.contributor.authorRibeiro, Simonept_BR
dc.date.accessioned2012-04-26T01:23:02Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/39644pt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho consiste em um relato de experiência realizada com a prática da capoeira e as possibilidades nas quais possa contribuir para o desenvolvimento da autonomia nas crianças, em aspectos que permitam estas passarem do pensamento centrado e egocêntrico para o pensamento reflexivo e consciente . A pesquisa aborda num primeiro momento o desenvolvimento mental infantil e sua relação com as fases da construção do juízo moral. Com base nas pesquisas principalmente dos estudos de Jean Piaget, busquei esclarecer a forma como as crianças constroem sua aprendizagem pois acredito que essas informações são importantes para compreendermos como elas constroem as noções de regras e de limites. Percebemos que as crianças não aprendem da mesma forma que os adultos pois durante seu processo evolutivo elas passam por fases de desenvolvimento que tem características específicas. Essas fases são interligadas e progressivas e a cada nova situação que se apresenta ocorre um desequilíbrio daquilo que já havia sido construído.Para resolver esse conflito interno as crianças precisam desenvolver soluções, e a partir daí construir novos conhecimentos. Vimos também que essas etapas acontecem nas áreas afetiva, cognitiva, psíquica, orgânica e social. Em cada um dos aspectos complexos da vida psíquica, quer se trate da inteligência ou da vida afetiva, das relações sociais ou da atividade propriamente individual, observa-se o aparecimento de formas de organizações novas, que completam as construções esboçadas no decorrer do período precedente, assegurando-lhes um equilíbrio mais estável e que também inauguram uma série ininterrupta de novas construções. (PIAGET, 1976 p. 42) Num desses períodos estudados por Piaget, o estágio operatório concreto, aprofundei a pesquisa desse trabalho. Primeiramente por ser o estágio de desenvolvimento em que os alunos observados se encontram, a partir dos sete anos, e também por ser nesse período que as crianças desenvolvem a reversibilidade de pensamento. Essa capacidade permite que as crianças percebam a existência do outro em seu universo, e mesmo colocar-se no lugar do outro avaliando as conseqüências de suas atitudes para os demais. Por isso nesse período as crianças começam a passar da fase de heteronomia, onde simplesmente obedeciam, por medo ou respeito aos adultos, para a fase da autonomia. Na construção da autonomia é de suma importância que ocorra o incentivo do educador,através de atividades que propiciem seu desenvolvimento, pois sozinhas as crianças não elaboram noções de justiça, respeito e limites. Num próximo momento fazemos um acompanhamento de como autonomia foi trabalhada pela educação no passar do tempo. Notamos que a educação ao atender anseios da classe social dominante em cada período também seguiu padrões em relação as crianças. Estas passaram por períodos em que eram preparadas apenas pára obedecerem, e por muito tempo segundo crítica de Karl Marx eram também preparadas apenas para o trabalho.Após 1930, com as pesquisas de estudiosos e com a chegada do movimento da Escola Nova e depois através de Paulo Freire a educação voltou seus objetivos para a formação de outro tipo de cidadãos. E aqui a importância da autonomia, que tem como base valores como respeito, a igualdade, a responsabilidade social e a dignidade. Valores que precisam ser construídos dentro da escola pois os pais estão cada vez mais distantes de seus filhos. Pôr em prática um tipo de educação que provoca criticamente a consciência do estudante necessariamente trabalha contra alguns mitos, que nos deformam. Esses mitos deformadores vêm da ideologia dominante na sociedade. Ao contestarmos esses mitos também contestamos o poder dominante.(FREIRE,1987,p.67) Após, mostra-se a resistência da essência e dos fundamentos da capoeira durante sua historicidade, mantendo seus aspectos culturais e populares. Finalmente, com base em anotações e registros num diário de campo, busquei pesquisar de que formas a capoeira pode, enquanto prática pedagógica oferecer situações em que os alunos venham a refletir antes de agir, tomando decisões por si próprias, construindo sua autonomia. Através de suas atividades desafiadoras e propiciadoras de situações onde é preciso tomar decisões levando em conta aquele com quem se joga, a criança está constantemente desenvolvendo sua autonomia. A capoeira conseguiu provar que através de profissionais comprometidos, pode ser articulada à relação ensino- aprendizagem e contribuir muito para a aquisição do saber construído na formação de cidadãos críticos e responsáveis. (Freitas, 2003, p. 11). Nessa pesquisa o comportamento e o processo de tomada de consciência através do saber pensar foi utilizado nas práticas com a capoeira onde a criança, através dos movimentos precisou tomar consciência de si e do colega,para realizá-los com criatividade, compreensão e dentro dos limites da convivência respeitosa. Em síntese, observei que com a devida contextualização através da orientação do adulto as crianças aprendem o significado do jogo de capoeira.. E com satisfação e ludicamente esta pode criar as condições e oportunidades pedagógicas facilitadoras da construção da autonomia, lições que são extensivas a vida cotidiana em sociedade.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento cognitivopt_BR
dc.subjectInovação educacionalpt_BR
dc.subjectCapoeirapt_BR
dc.titleUma pedagogia em movimento : contribuições da capoeira na construção da autonomiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000825122pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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