Repositório Digital

A- A A+

Empreendedorismo : revisitando conceitos e contextos

.

Empreendedorismo : revisitando conceitos e contextos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Empreendedorismo : revisitando conceitos e contextos
Autor Verardi, Luciana Simor
Orientador Silva, Francielle Molon da
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Especialização em Psicologia Organizacional.
Assunto Empreendedorismo
Ensino superior
Psicologia organizacional
Resumo Este estudo tratou de uma revisão sistemática da bibliografia acerca do tema Empreendedorismo, que não primou pela amplitude de referências e sim pela conotação atualizada das mesmas, comentando e correlacionando as teorias contemporâneas de forma crítica. O delineamento partiu do levantamento de definições oferecidas por autores contemporâneos e passou pela contextualização do empreendedorismo na sociedade atual e dedicando atenção a dados específicos da realidade brasileira. Por representar um expoente entre os países em desenvolvimento, o Brasil possui uma trajetória de iniciativas pouco expoentes, porém promissoras em seu histórico empreendedor. Agente de um empreendedorismo preponderantemente de necessidade, o país vem recebendo cada vez mais incentivos do governo para o desenvolvimento do empreendedorismo de oportunidade, onde algumas incursões têm se mostrado promissoras. A relação estabelecida entre empreendedorismo e cidadania abre espaço para a discussão sobre o desenvolvimento de idéias inovadoras no país, fomentado historicamente pela iniciativa, disponibilidade e interesse de nações ricas. O ensino do empreendedorismo como uma disciplina acadêmica formal vem sendo incorporado por algumas Instituições de Ensino Superior e por iniciativas piloto de introdução na educação básica pública. Questionou-se aqui o embasamento e a sistematização desta prática. O entendimento mais amplo e aprofundado das implicações e correlações psicológicas, econômicas e sociais do empreendedorismo também foi fomentado ao considerar as contingências do modelo capitalista na condução dos processos sociais e relações pessoais, sociais e do trabalho. Ao cabo das considerações, ficou evidenciado o espaço existente para pesquisas e estudos de cunho mais aprofundado e embasado acerca do tema. As transformações decorrentes da mudança nas dinâmicas das relações sociais impelem uma abrangência maior das pesquisas ao considerar o caráter transformador do sujeito empreendedor.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/40107
Arquivos Descrição Formato
000825983.pdf (146.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.