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dc.contributor.advisorSilva, Francielle Molon dapt_BR
dc.contributor.authorVerardi, Luciana Simorpt_BR
dc.date.accessioned2012-05-03T01:26:51Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/40107pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tratou de uma revisão sistemática da bibliografia acerca do tema Empreendedorismo, que não primou pela amplitude de referências e sim pela conotação atualizada das mesmas, comentando e correlacionando as teorias contemporâneas de forma crítica. O delineamento partiu do levantamento de definições oferecidas por autores contemporâneos e passou pela contextualização do empreendedorismo na sociedade atual e dedicando atenção a dados específicos da realidade brasileira. Por representar um expoente entre os países em desenvolvimento, o Brasil possui uma trajetória de iniciativas pouco expoentes, porém promissoras em seu histórico empreendedor. Agente de um empreendedorismo preponderantemente de necessidade, o país vem recebendo cada vez mais incentivos do governo para o desenvolvimento do empreendedorismo de oportunidade, onde algumas incursões têm se mostrado promissoras. A relação estabelecida entre empreendedorismo e cidadania abre espaço para a discussão sobre o desenvolvimento de idéias inovadoras no país, fomentado historicamente pela iniciativa, disponibilidade e interesse de nações ricas. O ensino do empreendedorismo como uma disciplina acadêmica formal vem sendo incorporado por algumas Instituições de Ensino Superior e por iniciativas piloto de introdução na educação básica pública. Questionou-se aqui o embasamento e a sistematização desta prática. O entendimento mais amplo e aprofundado das implicações e correlações psicológicas, econômicas e sociais do empreendedorismo também foi fomentado ao considerar as contingências do modelo capitalista na condução dos processos sociais e relações pessoais, sociais e do trabalho. Ao cabo das considerações, ficou evidenciado o espaço existente para pesquisas e estudos de cunho mais aprofundado e embasado acerca do tema. As transformações decorrentes da mudança nas dinâmicas das relações sociais impelem uma abrangência maior das pesquisas ao considerar o caráter transformador do sujeito empreendedor.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPsicologia organizacionalpt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.titleEmpreendedorismo : revisitando conceitos e contextospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000825983pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Psicologia Organizacionalpt_BR


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