Repositório Digital

A- A A+

Resiliência : instrumentos de avaliação no contexto brasileiro

.

Resiliência : instrumentos de avaliação no contexto brasileiro

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Resiliência : instrumentos de avaliação no contexto brasileiro
Autor Knorst, Carina Estela Kreuz
Orientador Machado, Wagner de Lara
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Especialização em Psicologia, ênfase em Avaliação Psicológica.
Assunto Avaliação psicológica
Resiliência (Psicologia)
Resumo Situações de dificuldade são enfrentadas diariamente, através de perdas, acidentes, separações, entre outros. O indivíduo com dificuldades de adaptar-se a elas e manejá-las pode ser afetado de maneira negativa nas dimensões física, emocional e social, em maior ou menor intensidade. As situações estressantes são consideradas fatores de risco e as habilidades pessoais e vínculos apoiadores que auxiliam na superação dessas dificuldades são considerados fatores de proteção (auto-estima, apoio familiar, rede social apoiadora). A resposta positiva ou adaptada a eventos negativos/estressores é considerada um processo chamado resiliência, que possibilita ao indivíduo desenvolver-se normalmente mesmo enfrentando muitas dificuldades, ou dificuldades consideradas de grave impacto. Inúmeros estudos têm sido conduzidos para auxiliar no entendimento da resiliência e seu impacto sobre o indivíduo. Para auxiliar este entendimento, alguns testes estão sendo desenvolvidos, enquanto outros, que não são específicos para resiliência (mas possuem características ligadas a ela), são utilizados na prática profissional. Contudo, no Brasil, ainda há uma carência de instrumentos aprovados pelos órgãos reguladores que avaliem diretamente o construto. Dessa forma, esse estudo propõe uma revisão dos instrumentos (listados pelo Conselho Federal de Psicologia) para identificar alguns que possam, através de suas características avaliadas, instrumentalizar o psicólogo brasileiro na sua prática, frente a questões relacionadas à resiliência.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/40112
Arquivos Descrição Formato
000826643.pdf (453.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.