Repositório Digital

A- A A+

Tipos e motivos de desligamento dos trabalhadores de enfermagem em um hospital da região de Porto Alegre - RS

.

Tipos e motivos de desligamento dos trabalhadores de enfermagem em um hospital da região de Porto Alegre - RS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Tipos e motivos de desligamento dos trabalhadores de enfermagem em um hospital da região de Porto Alegre - RS
Autor Zucatti, Ana Paula Noronha
Orientador Silva, Cíntia Benso da
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Especialização em Psicologia Organizacional.
Assunto Hospitais
Pessoal de saúde
Psicologia organizacional
Resumo Este trabalho apresenta um levantamento dos tipos e motivos de desligamentos dos trabalhadores de enfermagem ocorridos no período de outubro de 2010 a setembro de 2011 em um hospital da Grande Porto Alegre, RS. Os tipos de desligamento foram descritos por cargo, associados com o tempo de trabalho na Instituição e o motivo do desligamento declarado pelo funcionário. Além disso, foram descritos os motivos dos desligamentos informados pelos funcionários e pela liderança. Buscou-se verificar a associação das variáveis transferência e promoção, acompanhamento psicológico e intenção de retorno à Instituição com o tipo de desligamento. O estudo foi realizado a partir das listagens dos 568 desligados neste período, fichas de entrevista de desligamento e um campo específico da avaliação de desempenho no qual a liderança informa o motivo da saída. Os resultados indicam a maior parte dos desligamentos ocorrendo por iniciativa dos empregados, sendo os tipos de desligamento mais frequentes o pedido de demissão e pedido de demissão em período de contrato, com 63,7% dos casos somados. Os motivos dos desligamentos foram bastante diversificados. Dentre eles, justificativas relacionadas a outro emprego obtiveram grande destaque, com 28,7% dos desligados informando esta motivação. Enfim, as causas da rotatividade em hospitais são diversas e complexas. Este estudo, no entanto, buscou apoiar a gestão de pessoas no sentido de identificar estas causas para poder trabalhar cada uma delas, seja de forma individual ou em conjunto, quando necessário. Sugere-se desenvolver novos estudos sobre o tema, visto ser ainda pouco estudado.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/40147
Arquivos Descrição Formato
000826237.pdf (603.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.