Repositório Digital

A- A A+

Pseudotumor cerebri during Cushing's disease treatment with ketoconazole

.

Pseudotumor cerebri during Cushing's disease treatment with ketoconazole

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Pseudotumor cerebri during Cushing's disease treatment with ketoconazole
Outro título Pseudotumor cerebral durante o tratamento de doença de Cushing com cetoconazo
Autor Costenaro, Fabiola
Rodrigues, Ticiana da Costa
Ferreira, Nelson Pires
Costa, Tiago Gnocchi da
Schuch, Thiago Fonseca
Boschi, Vitor
Czepielewski, Mauro Antonio
Resumo Hipertensão intracraniana benigna (Pseudotumor cerebral) tem sido descrita relacionada à redução dos níveis de esteroides séricos na doença de Cushing (DC), especialmente após a remissão cirúrgica. O cetoconazol é uma opção efetiva e de uso rotineiro como adjuvante na terapêutica do hipercortisolismo, tendo como paraefeito mais temido a toxicidade hepática. Relatamos o caso de uma menina com 12 anos de idade portadora de DC que desenvolveu hipertensão intracraniana benigna durante tratamento com cetoconazol. Apresentou-se com cefaleia, vômitos, comprometimento do campo visual temporal direito e sinais de hipertensão intracraniana. A ressonância magnética (RM) de hipófise era normal e todos os sinais e sintomas resolveram-se com uso de acetazolamida. Chamamos a atenção para esse diagnóstico nos pacientes com DC, especialmente crianças, em tratamento com cetoconazol, porque ele pode ser confundido com insuficiência adrenal e causar comprometimento visual severo e definitivo.
Abstract Benign intracranial hypertension (Pseudotumor cerebri) has been described as related to the reduction in steroid levels in Cushing’s disease (CD), especially after surgical remission. Ketoconazole is a common and effective adjuvant therapy for hypercortisolism, but the major concern is liver enzyme dysfunction. We describe here the case of a 12-year old girl with CD who developed benign intracranial hypertension during treatment with ketoconazole. She presented headache, vomiting, a black spot on her right temporal visual field, and signs of elevated intracranial pressure. Pituitary image was normal on magnetic resonance image (MRI), and all symptoms improved after treatment with acetazolamide. We call attention to the diagnosis of this disorder in CD patients, especially children on ketoconazole treatment, because it could be confounded with adrenal insufficiency and lead to definitive severe visual impairment.
Contido em Arquivos brasileiros de endocrinologia & metabologia = Brazilian archives of endocrinology and metabolism. São Paulo. Vol. 55, n. 4 (mar. 2011), p. 284-287
Assunto Cetoconazol
Hipersecreção hipofisária de ACTH
Pseudotumor cerebral
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/40222
Arquivos Descrição Formato
000783142.pdf (114.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.