Repositório Digital

A- A A+

MPM Propaganda São Paulo S/A. : análise tipológica de peças publicitárias impressas

.

MPM Propaganda São Paulo S/A. : análise tipológica de peças publicitárias impressas

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título MPM Propaganda São Paulo S/A. : análise tipológica de peças publicitárias impressas
Autor Silva, Sandra Massa da
Orientador Enríquez Vivar, Jorge Eduardo
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Arquivologia.
Assunto Agência de publicidade
Arquivística
Tipologia documental
[en] Advertising archive
[en] Contemporary typological analysis
[en] MPM
Resumo Esta monografia é o resultado de uma pesquisa desenvolvida por meio de um estudo de caso focado na definição e análise tipológica contemporânea de tipos documentais relativos a peças publicitárias impressas produzidas pela extinta agência de publicidade MPM Propaganda São Paulo S/A.. Aborda sobre a inserção da Diplomática nos estudos da Arquivística que permite a compreensão da estrutura do documento de arquivo e do vínculo dos conjuntos documentais com o órgão produtor. Discorre acerca da publicidade, sua legislação, a produção dos documentos publicitários e a elaboração dos anúncios. Relata sobre a origem da MPM e seu fundo documental que revela sua importância nos contextos social, político, econômico e cultural e que servem de subsídio para o resgate da história da agência nos âmbitos estadual e nacional. Descreve as etapas da pesquisa desde a seleção dos tipos documentais a serem analisados até o preenchimento da ficha de identificação de tipos documentais. Apresenta os benefícios obtidos com a análise diplomática contemporânea realizada nesse arquivo publicitário. Sugere o trabalho conjunto entre profissionais da arquivologia e de produção gráfica para a confecção de glossário ilustrado específico de peças publicitárias para facilitar o trabalho de identificação dos tipos documentais produzidos.
Abstract This monograph is a case study focused on the definition and typological analysis of contemporary types of documents, this is related to printed advertisements produced by the extinct advertising agency MPM Propaganda São Paulo S/A.. This research is focused on the inclusion of Diplomatic in the studies of the Archives, which allows understanding of the structure of there cordand the relationship of sets of documents to the producing organ. The paper addresses the advertising, legislation, the production of documents and preparation of advertising ads. The study reports the origin of MPM and its background document the treveals the importance in the social, political, economic and cultural development, that serve as input to the rescue the history of the agency at regional and national levels. In this research are reported the steps for selection types of documents to be scanned until the completed identification of types of documents. This work shows the benefits obtained with the contemporary typological analysis, performed in this advertising file. The research suggests joint work between professionals of archival and graphic production for the manufacture of specific ilustrated glossary of advertising campaigns to facilitate the work of identifying the types of documents produced.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/40238
Arquivos Descrição Formato
000827656.pdf (2.636Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.