Repositório Digital

A- A A+

Autotélico

.

Autotélico

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Autotélico
Autor Souza, Munir Klamt
Orientador Zielinsky, Monica
Data 2011
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.
Assunto Arte : Objeto
Arte : Ressignificação
Arte contemporânea
Espectador
Mitologia
Narrativa cinemática
[en] Antithetical
[en] Artwork conception
[en] Cinematic narrative
[en] Contemporary art
[en] Mythology
[en] Object-idea
[en] Observer
[en] Remeaning
Resumo Autotélico traz uma reflexão acerca das estruturas que constituem a linguagem poética com a qual trabalho. No decorrer dos anos percebi que as obras vêm se organizando através de regras próprias, relações estabelecidas no processo poético entre os conceitos de objeto, mitologia, construções narrativas cinemáticas e um espaço polissêmico manipulado pelo observador. Elementos heteróclitos que tendem a se interconectar e constituir um todo auto-organizado, através da regulação de um sistema unificador e coordenador dos elementos. Através da análise e reflexão sobre as principais obras em minha trajetória, permeada por questões teóricas e contrapontos com outras áreas, desenvolvo um pensamento sobre a obra como forma de instauração de realidades e apresento a idéia de uma estrutura poética como um processo contínuo de reconstrução, um sistema aberto em mutação, que tende a criar o ambiente material e teórico para novas reconfigurações ampliadas. Essa dissertação age, então, como uma ferramenta de mapeamento dos métodos de criação de sistemas para a instauração da obra artística, onde cada obra se apresenta una e múltipla, sinédoque de suas possibilidades, criando universos poéticos que se bifurcam e se transformam.
Abstract Autotélico (Autotelic) presents a reflection about the structures of the poetic language in the author‟s work. Over the years the artworks have been organizing themselves through relationships established during poetic process between object concepts, mythology, cinematic narrative constructions and a polysemic space manipulated by the observer. Eccentric elements tend to interconnect to create an organized whole through an adjuster system in itself. The most important works in the author‟s portfolio were analyzed with the related theory and other areas‟ counterpoints. The ideas of artworks as a reality establisher and a poetic structure as a continuous process of rebuild and mutation are developed. This dissertation brings a kind of mapping tool of the conception methods where each work is unique and multiple creating poetic universes that are in touch and in transformation.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/40255
Arquivos Descrição Formato
000828138.pdf (10.42Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.