Repositório Digital

A- A A+

Avaliação das condições de trabalho e da produção no processamento de vegetais em cozinhas industriais

.

Avaliação das condições de trabalho e da produção no processamento de vegetais em cozinhas industriais

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Avaliação das condições de trabalho e da produção no processamento de vegetais em cozinhas industriais
Autor Vitiello, Isabel Pommerehn
Orientador Amaral, Fernando Goncalves
Data 2003
Nível Mestrado profissional
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Mestrado Profissionalizante em Engenharia.
Assunto Ergonomia
Processo de produção
Produtividade
Trabalho
Resumo Este estudo visa analisar a relação entre a produtividade e as condições de trabalho de funcionários em uma área de Processamento de Vegetais de uma Indústria de Refeições Coletivas. O trabalho foi desenvolvido em forma de estudo de caso, e a metodologia utilizada, neste estudo, caracterizou-se como uma pesquisa descritiva, cujos sujeitos da pesquisa foram funcionários da área específica. Para tanto, os instrumentos utilizados para uma avaliação integrada da área da ergonomia, produtividade e layaul, foram: relatórios gerados pelo Departamento Pessoal da empresa; observação direta e utilização de filmagens e fotografias das atividades realizadas; entrevistas, elaboração da matriz produto x processo e de fluxos de processos constando tomadas de tempo e distância e, por fim, análise dos dados e recomendações. Fizeram parte deste estudo 29 funcionários, com a faixa etária variando entre 19 e 49 anos. Constatou-se que o trabalho exige esforço físico, movimentos repetitivos por longos períodos, carregamento e levantamento de peso, postura em pé e deslocamentos durante a realização das atividades. Algumas tarefas foram classificadas como penosas, segundo a percepção dos próprios funcionários, fato que pode estar relacionado com o significativo número de atestados e afastamentos. Observou-se também que ocorrem cruzamentos entre as tarefas, assim como a formação de gargalos, conseqüentemente ocasionando problemas de fluxo. As recomendações envolvem questões pertinentes às condições organizacionais, visando um funcionamento mais satisfatório, através de rearranjos dos postos de trabalho e redução do fluxo. Estas recomendações possibilitariam uma melhor organização nos postos de trabalho, um maior controle de produção, através da separação segundo as características dos processos e, possivelmente na qualidade das condições de execução das tarefas.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/4028
Arquivos Descrição Formato
000396137.pdf (557.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.