Repositório Digital

A- A A+

Avaliação de desempenho através da negociação coletiva no Campus Guarulhos da Universidade Federal de São Paulo

.

Avaliação de desempenho através da negociação coletiva no Campus Guarulhos da Universidade Federal de São Paulo

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Avaliação de desempenho através da negociação coletiva no Campus Guarulhos da Universidade Federal de São Paulo
Autor Acedo, Silvia Teresa de Moura
Orientador Pinheiro, Ivan Antonio
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Negociação Coletiva a Distância.
Assunto Avaliação de desempenho
Negociação coletiva
Serviço público
Resumo Este artigo teve o objetivo de propor uma discussão sobre os aspectos a serem considerados em um modelo de sistema de avaliação de desempenho para os servidores técnicos administrativos em educação do campus Guarulhos da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), através da prática de atividade de negociação de forma que este modelo de sistema de avaliação de desempenho atenda aos critérios da atual legislação, propicie sintonia entre os objetivos institucionais e individuais e dê a possibilidade dos servidores a participarem da construção de um instrumento de avaliação. O estudo baseou-se na teoria dos métodos de avaliação de desempenho desenvolvidos ao logo da evolução da administração de empresas, na aplicação de sistemas de avaliação de desempenho com o sistema de avaliação de competências 360 graus e a aplicação este método na administração pública. O estudo foi desenvolvido pelo método de pesquisa-ação até a fase de diagnóstico, devido seu aspecto político de caráter prático e por proporcionar um tipo de pesquisa com base empírica o método foi explorado de forma qualitativa. A coleta de dados foi realizada por questionário e técnica de grupo focal. Os resultados da pesquisa mostram que o campus Guarulhos conta com uma equipe de servidores em início de carreira, dispostos a contribuírem para o desenvolvimento de uma proposta de método de avaliação de desempenho e de fazer parte da história política da instituição com representação em órgãos colegiados, mostram também que a atual avaliação por índice de absenteísmo aplicada em todos os servidores técnico-administrativos em educação na instituição não atende o órgão no que diz respeito a informações para desenvolvimento de ações futuras para metas institucionais ou individuais e não atende as expectativas dos servidores do campus Guarulhos no desenvolvimento de suas carreiras. A discussão proposta em torno do decreto 7.133/2010 que regulamenta os critérios e procedimentos gerais a serem observados para a realização das avaliações de desempenho individual e institucional e o pagamento de gratificações de desempenho em várias carreiras da administração pública federal proporcionou ao grupo de servidores, que participaram da pesquisa, conhecimento e evolução na interpretação dos critérios e procedimentos apontados pelo decreto, e através desta atividade de negociação o grupo identificou aspectos considerados fundamentais para um novo modelo de avaliação de desempenho, perceberam que entre os critérios mencionados no decreto a medição da produtividade individual é um ponto crítico para os atuais sistemas administrativos.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/40292
Arquivos Descrição Formato
000827998.pdf (205.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.