Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorScheffer, Angela Beatriz Busatopt_BR
dc.contributor.authorAraújo, Nelma do Socorro Pereira Góes dept_BR
dc.date.accessioned2012-05-08T01:23:14Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/40325pt_BR
dc.description.abstractEm um cenário globalizado e competitivo há a necessidade constante de desenvolvimento gerencial como uma forma de buscar mudanças e diferencial de mercado. A gestão por competências tem sido valorizada como um modelo de gestão de pessoas que favorece o desenvolvimento contínuo, a formação de equipes motivadas, voltadas para resultados e alto desempenho, tendo em vista as necessidades da gestão. Uma das competências que se tornou fundamental no setor público é a de negociação coletiva. Desta forma, o presente estudo buscou analisar a percepção dos gestores e servidores administrativos da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Amapá, sobre o clima desta Instituição para o desenvolvimento de competências, o que inclui a de negociação coletiva e teve como objetivo identificar conhecer o processo atual de capacitação dos servidores da SRTE/AP, inclusive quanto à competência de negociação coletiva; como também identificar a satisfação dos servidores da SRTE/AP quanto às atividades de capacitação e desenvolvimento de competências. Para a concretização do estudo foram utilizadas como fontes de estudos as pesquisas bibliográficas de Antonello (2005), Cartone (2006), Coda (1993), Dutra (2004), Fleury (2001), Fischer (2009), Ruas (1999) entre outros, que discorreram sobre o assunto,além de pesquisa de campo quantitativa, com a aplicação de questionários em uma amostra de 70 servidores entre gestores e servidores administrativos, abordados no local de trabalho durante o período de 04 a 18 de agosto de 2010. Os resultados dessa investigação, juntamente com a fundamentação teórica, possibilitaram conhecer não só a divisão de capacitação da instituição, mas também a sua estrutura, e ainda como são configurados os programas de treinamento dos servidores. Dentre os principais resultados destaca-se o relacionamento, a comunicação, a capacitação bem como a motivação/valorização e por fim mostrar o grau de satisfação dos servidores. Neste sentido, nas considerações finais, sugere-se como estudos futuros esta pesquisa seja usada pelos servidores das Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego do MTE, e especial aos servidores da SRTE/AP, bem como as pessoas que tenham interesse em se capacitar por meio da gestão de pessoas, com a finalidade de desenvolver modelos e aspectos organizacionais com a perspectiva de integrar os objetivos no órgão.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectClima organizacionalpt_BR
dc.subjectGestão por competênciaspt_BR
dc.subjectDesenvolvimento de competênciaspt_BR
dc.subjectNegociação coletivapt_BR
dc.titlePercepção do clima organizacional para desenvolvimento de competências negociais dos servidores da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Amapápt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000817525pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Negociação Coletiva a Distânciapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples