Repositório Digital

A- A A+

A alternativa da gestão por competências na administração pública federal : uma abordagem teórica

.

A alternativa da gestão por competências na administração pública federal : uma abordagem teórica

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A alternativa da gestão por competências na administração pública federal : uma abordagem teórica
Autor Conceição, Raimunda Maria da
Orientador Orientador não informado
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Negociação Coletiva a Distância.
Assunto Gestão de pessoas
Gestão por competências
Serviço público federal
Resumo O presente estudo realizou uma analise teórica acerca de como desenvolver uma Gestão por Competências de forma a contribuir no desenvolvimento de pessoas na Administração Pública. Inicialmente traz um breve histórico da emergência da noção de competências e a sua inserção na Administração Pública, destacando a sua interação na realidade das políticas de gestão, contextualizando o cenário atual no meio organizacional, bem como as características da Gestão por Competências como estratégia de mudanças. A seguir, aborda a importância do alinhamento da gestão de pessoas à Gestão por Competências, com abordagem de algumas correntes teóricas sobre o processo de Gestão por Competências, no que tange a nova gestão de pessoas, no contexto organizacional e na elaboração do planejamento estratégico e suas finalidades. E, na última seção, foi tratado da gestão de pessoas na Administração Pública brasileira, analisando aspectos históricos do discurso sobre mudanças na Administração Pública que sustenta as relações do Estado egresso da burocracia, bem como dos desafios em decorrência do novo modelo de gestão, que discute a necessidade de recomposição da força de trabalho, destacando também os conceitos de gestão necessários ao planejamento estratégico. Conclui-se com o estudo que, o processo de gestão de pessoas por competências é um modelo em desenvolvimento, e, sob o ponto de vista teórico existe espaço no sentido de contribuir para a melhoria da força de trabalho da Administração Pública brasileira, desenvolvendo as políticas de pessoal do setor público. A adoção desse modelo no setor público tenderia, ao menos em tese, propiciar mecanismos e técnicas como parâmetros na Administração Pública para um melhor conceito de entrega, especialmente no que se refere aos serviços prestados pelo Estado à população. Facilitaria, ainda, o entendimento da metodologia para a elaboração de políticas públicas e práticas de gestão, a partir da identificação das competências individuais para o desenvolvimento de pessoal, bem como a formação de estratégias de gestão, agregando valor individual e organizacional, em termos de gestão de pessoas. Contudo, por ser a Gestão por Competências um assunto ainda em desenvolvimento no setor público, percebe-se que são poucas experiências de implantação desse modelo na Administração Pública brasileira.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/40327
Arquivos Descrição Formato
000817567.pdf (247.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.