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O processo de negociação coletiva como forma de integração e qualidade em serviços : considerações sobre o Serviço de Documentação e Bibliotecas da Fundacentro

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O processo de negociação coletiva como forma de integração e qualidade em serviços : considerações sobre o Serviço de Documentação e Bibliotecas da Fundacentro

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Título O processo de negociação coletiva como forma de integração e qualidade em serviços : considerações sobre o Serviço de Documentação e Bibliotecas da Fundacentro
Autor Santos, Erika Alves dos
Orientador Lopes, Fernando Dias
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Negociação Coletiva a Distância.
Assunto Negociação coletiva
Qualidade : Serviço público
Tomada de decisão
Resumo Composto por 14 bibliotecas, o Serviço de Documentação e Bibliotecas da Fundacentro (SDB) constitui o universo de pesquisa do presente estudo que apresenta a negociação coletiva como um dos instrumentos de apoio à melhoria da qualidade dos serviços prestados pelo SDB. Em um universo onde as mudanças ocorrem bruscamente, e a uma velocidade assustadora, é interessante que os serviços de informação se adaptem a tal realidade, sobretudo considerando o caso do SDB, que está diretamente ligado ao setor de segurança e saúde no trabalho. A negociação coletiva contribui nesse sentido, uma vez que processos de melhoria demandam avaliações, mudanças, inovações, que devem sempre ter como ponto norteador o bem comum. Partindo do pressuposto de que a informação científica pode contribuir para o aprimoramento das condições de trabalho no Brasil, a negociação coletiva é apresentada como um instrumento favorável à melhoria do processo de disseminação e acesso à informação científica no SDB, focando a qualidade na prestação de serviços públicos. O estudo delimita de que forma a negociação coletiva pode auxiliar na otimização dos serviços executados pelo SDB, identificando pontos fortes e fracos, riscos e oportunidades, por meio de análise de questionários aplicados aos agentes públicos do setor. Considera-se que a negociação coletiva pode e deve ser aplicada, no sentido de melhorar condições e relações de trabalho, bem como fortalecer, aprimorar e solidificar o produto final do SDB, a disponibilização de informações científicas em segurança e saúde no trabalho - SST, e beneficiar a razão de ser da Fundacentro como um todo: o trabalhador brasileiro.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/40335
Arquivos Descrição Formato
000794872.pdf (1.369Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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