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dc.contributor.advisorDemarco, Diogo Joelpt_BR
dc.contributor.authorKlujszo, Angela Stainkipt_BR
dc.date.accessioned2012-05-08T01:23:20Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/40341pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho foi conduzido como um estudo de caso, predominantemente exploratório e de natureza qualitativa, a partir do pressuposto de que os serviços prestados pela Secretaria Acadêmica da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul podem ser qualificados através do desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes relacionados à competência de negociação. Fundamentado em abordagens sobre negociação e competências de autores como Fischer, Ury e Patton (2005), Braga (1998), Misoczky (2009), Le Bortef (2003), Antonello (2005), Ruas (2005), Leme (2006), Dutra (2004) e Carbone et al. (2009), este estudo, com vistas à consecução de seus objetivos, valeu-se, ainda, da análise de leis e decretos e outros instrumentos legais que regulamentam a implantação da gestão por competências na Administração Pública, o Plano de Carreira dos Cargos Técnico-administrativos em Educação, a estrutura e funcionamento da Universidade e sua visão estratégica. Outro fator relevante para o desenvolvimento desta pesquisa foi a análise da implantação da Secretaria Acadêmica da Faculdade de Ciências Econômicas como forma de adesão a um novo modelo de gestão referendado pela Administração Central, a Gerência Administrativa, que se alinha com outras iniciativas de maximização da produtividade e eficácia dos serviços prestados pela Universidade, tais como o Programa de Capacitação e o Programa de Avaliação de Desempenho. Os procedimentos metodológicos adotados para este trabalho foram observação participativa, análise documental, entrevistas junto a gestoras da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, bem como entrevistas e questionários realizados junto a servidores lotados na Secretaria Acadêmica da Faculdade de Ciências Econômicas, através dos quais buscou-se identificar, entre os processos de trabalho sob a responsabilidade da Secretaria Acadêmica, aqueles que envolvem negociação, para sugerir conhecimentos, habilidades e atitudes associados, cujo aprimoramento podem promover um melhor desempenho do setor.pt_BR
dc.description.abstractThis work has been conducted as a qualitative and predominantly exploratory case study, which was developed upon the assumption that the services provided by the Undergraduate Office of the School of Economics of the Federal University of Rio Grande do Sul can be improved through development of knowledge, skills and attitudes related to the negotiation competency. Based on theories of negotiation and competency-based management proposed by authors such as Fischer, Ury and Patton (2005), Braga (1998), Misoczky (2009), Le Bortef (2003), Antonello (2005), Ruas (2005), Leme (2006), Dutra (2004) and Carbone et al. (2009), to achieve its goals, this study also relied on the analysis of laws, decrees and other legal instruments that regulate the establishment of competency-based management in public administration practices, the career plan for civil servants in the area of education, as well as on the structure, working systems and strategic vision of the University. The creation of the Undergraduate Office of the School of Economics in compliance with a new model of administrative management approved by the Central Administration is in accordance with other initiatives to maximize productivity and efficiency of the services provided by the University, such as the Training Program and the Performance Evaluation Program. The methodological approach chosen for this research was documental analysis, local observation, interviews with staff members of the Human Resource Management Office, as well as interviews and questionnaires with staff members of the Undergraduate Office of the School of Economics, with the aim of identifying working processes that significantly involve negotiation and suggest knowledge, skills and attitudes to be developed or improved by the staff working at the place where this study was carried out to enhance its working results.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCompetencyen
dc.subjectNegociaçãopt_BR
dc.subjectGestão por competênciaspt_BR
dc.subjectNegotiationen
dc.subjectNew management modelen
dc.subjectDesenvolvimento de competênciaspt_BR
dc.subjectAdministrative managementen
dc.subjectUndergraduate officeen
dc.titleGestão por competências para o desenvolvimento de negociadores na Secretaria Acadêmica da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000794807pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Negociação Coletiva a Distânciapt_BR


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