Repositório Digital

A- A A+

Negociação coletiva : inviabilidade de inserção no Ministério das Cidades

.

Negociação coletiva : inviabilidade de inserção no Ministério das Cidades

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Negociação coletiva : inviabilidade de inserção no Ministério das Cidades
Autor Sousa, Delma Vital de
Orientador Orientador não informado
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Negociação Coletiva a Distância.
Assunto Negociação coletiva
Plano de carreira
Resumo Este artigo tem como propósito apresentar as carreiras existentes no Ministério das Cidades, identificar suas peculiaridades e examinar pontos divergentes entre as carreiras, bem como, abordar a Negociação Coletiva como instrumento para as diretrizes das carreiras no Ministério das Cidades. Para tanto, a pesquisa tem abordagem qualitativa, com objetivos exploratórios e método de estudo de caso, que propiciará identificar os problemas relevantes e suas possíveis soluções. Os resultados da pesquisa foram extraídos de entrevistas em profundidade, observação e consultas a documentos que contribuíram para fomentar o estudo de caso. Estes, revelaram a importância de difundir a negociação coletiva como ferramenta de gestão para a solução de impasses. Os resultados evidenciaram que grande parte dos servidores do Ministério das Cidades desconhecem a Negociação Coletiva como ferramenta de política de democratização das relações de trabalho. O que sinaliza a necessidade de apropriação pelo servidor público pela cultura negocial das relações de trabalho e do diálogo que pode ser estabelecido por meio desse instrumento de gestão. Na perspectiva de trazer alguma contribuição, o estudo abordou a Negociação Coletiva com a finalidade de dirimir questões relacionadas aos diferentes planos de carreira e de cargos existentes no Ministério das Cidades. Pode-se inferir, que a Negociação Coletiva como instrumento de mediação das relações de trabalho, contribui para o desenvolvimento de novas mentalidades, mudança de comportamento, e, consequentemente, para a adoção de novas concepções de realização dos serviços públicos, o que buscaria preservar o interesse da sociedade.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/40343
Arquivos Descrição Formato
000794856.pdf (230.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.