Repositório Digital

A- A A+

Gestão por competências : dificuldades e desafios para gestores de recursos humanos no Ministério da Saúde

.

Gestão por competências : dificuldades e desafios para gestores de recursos humanos no Ministério da Saúde

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Gestão por competências : dificuldades e desafios para gestores de recursos humanos no Ministério da Saúde
Autor Gonçalves, Marli Sorel de Araújo
Orientador Garay, Angela Beatriz Scheffer
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Negociação Coletiva a Distância.
Assunto Desenvolvimento de competências
Gestão por competências
Negociação coletiva
Resumo As inovações científicas e tecnológicas que, durante o século XX, tiveram constante e rápido desenvolvimento, estão gerando demandas pessoais, corporativas e institucionais voltadas principalmente para a alta qualidade dos serviços prestados. O serviço público está em busca de modernização para se adequar a este novo perfil que a sociedade exige. Para tanto vem procurando instituir práticas que aumentem a eficiência e a eficácia dos seus quadros de servidores, ao mesmo tempo em que enfrenta o desafio de transformar uma cultura burocrática e antiquada em outra, moderna, competente, nos moldes das empresas privadas, cujas administrações se baseiam num modelo gerencial pautado nas competências. Tal desafio exige alterações substanciais nos perfis de seus servidores. Uma das ferramentas essenciais para enfrentar esse desafio é a negociação coletiva que visa à resolução de conflitos no ambiente de trabalho, de forma a evitar que tais conflitos prejudiquem o ritmo e diminuam a qualidade do trabalho executado. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo principal, identificar e avaliar os processos de Gestão por Competências que contribuíram para o desenvolvimento de negociadores dentro dos Serviços de Gestão de Pessoas dos Núcleos Estaduais do Ministério da Saúde. Seus objetivos específicos são: a) identificar o nível de conhecimento que os gestores de pessoas detêm sobre os temas negociação coletiva, competências e gestão por competências; b) verificar se a introdução do modelo de gestão por competências é percebida como elemento que contribuiu para o desenvolvimento de competências negociais; e c) analisar se ocorreram mudanças quanto à atuação dos servidores em negociação coletiva após a implantação desse modelo. Para atingir estes objetivos, foram utilizados a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso de natureza quantitativa descritivoexploratória. Os dados apresentados foram coletados a partir das respostas apresentadas aos questionários enviados via e-mail para gestores de pessoas de todas as regiões do país e dois do nível central. Os resultados da pesquisa demonstram que, embora os gestores participantes tenham demonstrado certo conhecimento sobre os temas abordados neste estudo, percebe-se que são ainda incipientes as ações no contexto dos Núcleos Estaduais. Na percepção dos participantes, a gestão por competências está voltada para a capacitação, direcionada para o desempenho de atividades, demonstrando ser, ainda, um processo em fase inicial. No nível local, contexto da pesquisa, o estudo demonstrou que falta maior investimento em capacitação específica e em melhoria da comunicação/divulgação de eventos de formação, além de faltar também incentivo para a necessária apropriação do tema. Esta situação só se concretizará com o envolvimento dos gestores no processo.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/40352
Arquivos Descrição Formato
000817336.pdf (435.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.