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A recente literatura indígena : a história que não nos contaram

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A recente literatura indígena : a história que não nos contaram

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Título A recente literatura indígena : a história que não nos contaram
Autor Cardoso, Rafael Edson
Orientador Tettamanzy, Ana Lúcia Liberato
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Assunto Indígenas
Interculturalismo
Literatura indígena
[en] Education
[en] Indigenous literature
[en] Indigenous peoples
[en] Interculturalism
Resumo Este trabalho apresenta a recente Literatura indígena que vem tomando forma no Brasil. Essa Literatura não possui escola ou modelo, pois vem sendo criada pelos índios e proporcionando uma nova maneira de pensar Literatura. Kaká Werá traz todo o relato da história de seus antepassados e uma crítica aos valores da sociedade acerca dos indígenas no Brasil em sua narrativa Todas as vezes que dissemos adeus (2002). Alberto Mussa, em Meu destino é ser onça (2009), faz um resgate dos mitos indígenas por meio dos relatos dos viajantes que por aqui estiveram na época do descobrimento. O currículo escolar brasileiro é tradicional e não abre espaço para a diversidade. A Literatura indígena é importante nesse aspecto, pois abre espaço para um ensino Intercultural e para o resgate da verdadeira história da colonização brasileira.
Abstract This paper presents the recent indigenous literature that has been taking shape in Brazil. This literature is not based on education at a school and does not have a model; it has been created by the Indians and means a new way of thinking about literature. Kaka Werá (2002) writes a report of the whole history of his ancestors and criticizes society's values about the Indians of Brazil in his narrative Todas as vezes que dissemos adeus. Alberto Mussa, em Meu destino é ser onça (1999) brings back the indigenous myths through the report of travelers who came to Brazil at the time it was discovered. The disciplines currently taught in Brazilian schools follow a traditional fashion that leaves no room for diversity. The indigenous literature is important in this sense, since it opens space for Intercultural education and the rescue of the true story of the colonization of Brazil.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/40393
Arquivos Descrição Formato
000827076.pdf (304.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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