Repositório Digital

A- A A+

Negociação coletiva como fator de mudança nas relações de trabalho : um estudo da UFT, Campus Universitário de Arraias

.

Negociação coletiva como fator de mudança nas relações de trabalho : um estudo da UFT, Campus Universitário de Arraias

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Negociação coletiva como fator de mudança nas relações de trabalho : um estudo da UFT, Campus Universitário de Arraias
Autor Carvalho Neto, Rosalvo
Orientador Não informado
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Negociação Coletiva a Distância.
Assunto Negociação coletiva
Relacões trabalhistas
Serviço público
Resumo A presente pesquisa investiga a hipótese do uso da negociação coletiva para a melhoria das relações de trabalho e consequentemente o aumento da qualidade do serviço público prestado à população universitária. Para tal proposta, foi realizada uma pesquisa de campo com questionários semi-estruturados destinados aos servidores (administrativos e docentes) da Universidade Federal do Tocantins, campus universitário de Arraias. Objetivou-se ouvir, observar e analisar os discursos dos servidores (técnicos e professores), compreendendo as concepções de cada classe no que concerne ao uso da negociação coletiva no campus, ao seu trabalho, as relações de trabalho entre as classes, suas satisfações e insatisfações, e suas condições de trabalho na instituição. Isso foi feito para coletar dados que possam fomentar propostas de implementação de uma política de negociação coletiva, numa perspectiva de diálogo, para uma possível união de classes, visto que esta é a melhor alternativa para o fortalecimento do campus. No atual contexto, um grande desafio que é o de fortalecimento da instituição como formadora de opinião e participação ativa na sociedade, mas para que isso realmente possa acontecer é necessário que antes se faça um trabalho de fortalecimento do tripé: discentes, docentes e técnicos administrativos. Fortalecido e com um discurso uniforme de busca de melhores condições de trabalho e de prestação de serviços, esse tripé pode transformar a atual situação do campus que distante de grandes centros, necessita de uma nova conjectura.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/40411
Arquivos Descrição Formato
000828279.pdf (293.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.