Repositório Digital

A- A A+

Mapeamento de competências de negociadores : a análise de um processo de negociação coletiva ocorrido no IBGE

.

Mapeamento de competências de negociadores : a análise de um processo de negociação coletiva ocorrido no IBGE

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Mapeamento de competências de negociadores : a análise de um processo de negociação coletiva ocorrido no IBGE
Autor Medeiros, Sely Batista Cavalcante
Orientador Antunes, Elaine di Diego
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Negociação Coletiva a Distância.
Assunto Desenvolvimento de competências
Negociação coletiva
Resumo Competência, no sentido macro, trata de recursos intangíveis do ser humano. Lê Bofert (2003), Ruas (2000) e Zarifian (2001) colocaram a ênfase das competências na ação, ou seja, na forma como serão mobilizados os conhecimentos, as habilidades e as atitudes. A negociação em seu desenvolvimento com qualidade imprescindível faz o aprendizado por meio da experiência. Além disso, através da identificação de conhecimento, habilidade e atitude é possível mapear quais competências conferir ao indivíduo. Este trabalho trata de um estudo de caso onde a população pesquisada são os participantes de um processo de negociação com o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas. O objetivo principal da pesquisa é identificar e analisar quais as competências relevantes para negociadores do IBGE, tendo como objetivos específicos identificar as competências utilizadas por negociadores no referido processo de negociação; e identificar competências necessárias para o bom desempenho dos negociadores, mais especificamente dos coordenadores do movimento ora estudado. O estudo está organizado em seis seções, assim distribuído: as primeiras seções tratam dos levantamentos teóricos do processo de negociação, perfil de negociadores e mapeamento de competências; na seção seis encontramos o resultado da pesquisa elaborada. A técnica de investigação usada foi o estudo de caso. Os dados foram coletados através de entrevista, que foi feita com participantes do processo de negociação investigado. A análise das questões abertas permitiu a inclusão de aspectos qualitativos ao estudo. Além do perfil de negociadores, os resultados mostram que as demandas convergem para outros assuntos, como o perfil dos gestores e negociadores e a preocupação em operacionalizar recursos necessários para a preparação de negociadores dentro do serviço público. Uma parte substancial dos entrevistados neste estudo de caso desconhece as competências necessárias para negociadores em seu sentido amplo. Estimular e despertar um estudo mais amplo por parte das instituições governamentais, e num segundo processo os sindicatos com seus respectivos integrantes, são as principais recomendações deste trabalho.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/40436
Arquivos Descrição Formato
000828704.pdf (482.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.