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dc.contributor.advisorAntunes, Elaine di Diegopt_BR
dc.contributor.authorMedeiros, Sely Batista Cavalcantept_BR
dc.date.accessioned2012-05-10T01:24:47Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/40436pt_BR
dc.description.abstractCompetência, no sentido macro, trata de recursos intangíveis do ser humano. Lê Bofert (2003), Ruas (2000) e Zarifian (2001) colocaram a ênfase das competências na ação, ou seja, na forma como serão mobilizados os conhecimentos, as habilidades e as atitudes. A negociação em seu desenvolvimento com qualidade imprescindível faz o aprendizado por meio da experiência. Além disso, através da identificação de conhecimento, habilidade e atitude é possível mapear quais competências conferir ao indivíduo. Este trabalho trata de um estudo de caso onde a população pesquisada são os participantes de um processo de negociação com o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas. O objetivo principal da pesquisa é identificar e analisar quais as competências relevantes para negociadores do IBGE, tendo como objetivos específicos identificar as competências utilizadas por negociadores no referido processo de negociação; e identificar competências necessárias para o bom desempenho dos negociadores, mais especificamente dos coordenadores do movimento ora estudado. O estudo está organizado em seis seções, assim distribuído: as primeiras seções tratam dos levantamentos teóricos do processo de negociação, perfil de negociadores e mapeamento de competências; na seção seis encontramos o resultado da pesquisa elaborada. A técnica de investigação usada foi o estudo de caso. Os dados foram coletados através de entrevista, que foi feita com participantes do processo de negociação investigado. A análise das questões abertas permitiu a inclusão de aspectos qualitativos ao estudo. Além do perfil de negociadores, os resultados mostram que as demandas convergem para outros assuntos, como o perfil dos gestores e negociadores e a preocupação em operacionalizar recursos necessários para a preparação de negociadores dentro do serviço público. Uma parte substancial dos entrevistados neste estudo de caso desconhece as competências necessárias para negociadores em seu sentido amplo. Estimular e despertar um estudo mais amplo por parte das instituições governamentais, e num segundo processo os sindicatos com seus respectivos integrantes, são as principais recomendações deste trabalho.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNegociação coletivapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento de competênciaspt_BR
dc.titleMapeamento de competências de negociadores : a análise de um processo de negociação coletiva ocorrido no IBGEpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000828704pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Negociação Coletiva a Distânciapt_BR


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