Repositório Digital

A- A A+

Ponto-gatilho miofacial : histórico e métodos de identificação

.

Ponto-gatilho miofacial : histórico e métodos de identificação

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Ponto-gatilho miofacial : histórico e métodos de identificação
Autor Alves, Rodrigo Gonzalez
Orientador Vaz, Marco Aurelio
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Eletromiografia
Pontos-gatilho
Trigger points
Resumo Neste trabalho realizamos uma revisão da literatura específica sobre o histórico dos pontos-gatilho miofasciais e a metodologia utilizada na identificação dos mesmos. A presença destes pontos-gatilho (trigger points na língua Inglesa) tem caracterizado uma síndrome conhecida como Síndrome Dolorosa Miofascial, prevalente na população adulta ativa, e que historicamente é sub-diagnosticada por requerer profissional especializado e treinado para estabelecer seu diagnóstico, o qual é realizado através de exame físico. Portanto, este trabalho tem como objetivo geral aprofundar os conhecimentos sobre a eficiência da utilização de diferentes métodos de identificação de pontos-gatilho miofasciais. Além disso, também se procurou revisar as teorias de formação dos pontos-gatilho. A metodologia utilizada de revisão de literatura envolveu as seguintes etapas: caracterização da investigação, identificação das fontes, localização das fontes, organização do material, fichamento dos dados, análise e interpretação e redação. Os seguintes tópicos serão abordados na revisão de literatura: processo de formação de pontos-gatilho (primeira descrição na literatura), principais correntes, evolução dos pontos-gatilho, propriedades fisiológicas e subdivisão dos métodos de identificação. Este trabalho conclui que dentre os métodos diagnósticos analisados (algometria de pressão, termografia, ultrasonografia e eletromiografia) a eletromiografia apresenta resultados mais precisos fazendo a distinção entre pontos-gatilho ativos e latentes. Porém, mais estudos são necessários para a identificação precisa dos mecanismos desencadeadores dos pontos-gatilho, assim como novas formas de avaliação.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/40442
Arquivos Descrição Formato
000825394.pdf (575.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.