Repositório Digital

A- A A+

Os valores pessoais associados ao consumo político : um estudo exploratório com estudantes universitários

.

Os valores pessoais associados ao consumo político : um estudo exploratório com estudantes universitários

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Os valores pessoais associados ao consumo político : um estudo exploratório com estudantes universitários
Autor Teixeira, Caio Mascarello
Orientador Barcellos, Marcia Dutra de
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Comportamento do consumidor
Valores pessoais
Resumo Este estudo tem como objetivo central caracterizar os valores pessoais dos consumidores políticos. Foram realizadas três etapas de estudo. Primeiramente, e estudo contou com uma pesquisa exploratória de dados secundários, em que foram exploradas as temáticas do comportamento do consumidor e o consumo político. A segunda etapa foi composta de uma pesquisa qualitativa, em que foram realizadas entrevistas em profundidade com indivíduos que exerciam o consumo político no seu dia-a-dia. Ainda, o estudo contou com uma pesquisa quantitativa, realizada com um survey aplicado a uma amostra por conveniência, através da técnica de bola de neve. A amostra contou com homens e mulheres, todos estudantes universitários, totalizando 458 respondentes. Para mensurar os valores pessoais dos entrevistados foi utilizado o Questionário de Valores Ilustrados (Portrait Values Questionnaire - PVQ) de Schwartz (2003). Os resultados apontaram diferenças entre os valores humanos dos estudantes universitários e o grupo de consumidores políticos participantes da amostra. Como principais valores pessoais dos consumidores políticos destacam-se o universalismo e a benevolência, salientando a dimensão da autotranscendência, a valorização da igualdade e a preocupação com o bem estar do próximo. Conclui-se também, a partir da etapa qualitativa, que exercer o consumo político é uma tradução física e social de um indivíduo compactuar com uma ideia ou um valor no ato de consumo.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/40443
Arquivos Descrição Formato
000828442.pdf (1.588Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.