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O cliente noturno de restaurantes de Porto Alegre : uma pesquisa sobre a segmentação deste mercado consumidor

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O cliente noturno de restaurantes de Porto Alegre : uma pesquisa sobre a segmentação deste mercado consumidor

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Título O cliente noturno de restaurantes de Porto Alegre : uma pesquisa sobre a segmentação deste mercado consumidor
Autor Lionello, Rafael Laitano
Orientador Barcellos, Marcia Dutra de
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Comportamento do consumidor
Segmentação de mercado
[en] Cluster analysis
[en] Market segmentation
[en] Restaurants
Resumo Esta monografia apresenta um estudo sobre o comportamento do consumidor, com foco em segmentação de mercado. O objetivo é segmentar os consumidores que costumam sair para jantar em restaurantes de Porto Alegre, tendo em vista o modelo sobre as tendências atitudinais em alimentação, apresentado por Barbosa, Madi, Toledo e Rego (2010). Hábitos de consumo também foram analisados. Este estudo contou com uma etapa qualitativa, com pesquisa em fonte de dados secundários e entrevista com empresários do setor, e uma etapa quantitativa, quando um survey foi aplicado a uma amostra por conveniência, por meio da técnica de bola de neve. Foi firmada uma parceria com o Pólo Gastronômico de Porto Alegre, a fim de otimizar os resultados dessa pesquisa. Os dados quantitativos passaram por análise estatística; utilizou-se a Análise de Agrupamentos para a formação dos clusters. A amostra reuniu homens e mulheres, com nível elevado de escolaridade, totalizando 612 observações. Os resultados demonstram que as tendências observadas por Barbosa et al (2010) ainda não estão completamente consolidadas no mercado consumidor noturno de restaurantes de Porto Alegre. Identificou-se a existência de três clusters distintos, os quais foram caracterizados segundo suas atitudes, hábitos e dados sociodemográficos (com significância estatística). Os resultados também indicam que as tendências de sensorialidade e prazer estão fortemente relacionadas ao ato de jantar fora.
Abstract This monograph is on consumer behavior, focusing on market segmentation. The goal is to segment the customers who usually go to dinner in Porto Alegre’s restaurants, according to the model of Barbosa, Madi, Toledo e Rego (2010). Consumption habits were also investigated. This research involved a qualitative stage, with research into a source of secondary data and interviews with restaurateurs, and a quantitative stage, when a survey was administered to a convenience sample, through the snowball technique. A partnership was made with the Gastronomic Center of Porto Alegre, in order to optimize the results of this search. The quantitative data underwent statistical analysis; it was used cluster analysis to the formation of clusters. The sample met men and women with a high level of education, totaling 612 observations. The results show that the trends observed by Barbosa et al (2010) are still not fully consolidated in the consumer market for restaurants in Porto Alegre. The study identified the existence of three distinct clusters, which were characterized according to their attitudes, habits, and sociodemographic data (with statistical significance). The results also indicate that the trends of sensoriality and pleasure are closely related to the act of dining out.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/40451
Arquivos Descrição Formato
000828746.pdf (1.914Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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