Repositório Digital

A- A A+

O trágico em A moratória

.

O trágico em A moratória

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O trágico em A moratória
Autor Moreira, Milene Hemann
Orientador Bittencourt, Rita Lenira de Freitas
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Português e Literatura Portuguesa: Licenciatura.
Assunto A moratória (Peça de teatro)
Andrade, Jorge, 1922-
Teatro
Tragédia
[es] La Moratoria
[es] Trágico
Resumo Neste trabalho analisei a peça A Moratória, de Jorge de Andrade, escrita em 1954 e encenada em 1955. Primeiramente, apresento um pouco da biografia do autor, o contexto histórico e literário da obra. Demonstro que, a partir de aspectos simbólicos e da alternância de planos cênicos, o dramaturgo constrói a tensão dramática e o sofrimento dos personagens. O último capítulo trata de alguns referenciais teóricos sobre a tragédia grega, como Aristóteles, Leski e Gerd Bornheim. Encerro aplicando alguns desses à peça e discutindo a chamada “morte da tragédia”, anunciada por alguns autores.
Resumen En este trabajo analicé la pieza La Moratoria de Jorge de Andrade, escrita en 1954 y escenificada en 1955. Primeramente, presento un poco de la biografía del autor, el contexto histórico y literario de la obra. Mostro que, a partir de aspectos simbólicos y de la alternancia de planos escénicos, el dramaturgo construye la tensión dramática y el sufrimiento de los personajes. El ultimo capitulo trata de algunos referenciales teóricos sobre la tragedia griega, como Aristóteles, Leski y Gerd Bornheim. Encierro aplicando algunos de estos a la pieza y discutiendo la llamada “muerte de la tragedia”, anunciada por algunos autores.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/40454
Arquivos Descrição Formato
000826899.pdf (346.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.