Repositório Digital

A- A A+

Língua e canção : proposta de tarefa com canção no ensino de português como língua adicional

.

Língua e canção : proposta de tarefa com canção no ensino de português como língua adicional

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Língua e canção : proposta de tarefa com canção no ensino de português como língua adicional
Autor Barbosa, Nicole Cunha
Orientador Simões, Luciene Juliano
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Assunto Canção popular
Ensino de línguas
Lingua portuguesa (lingua estrangeira)
[de] Brasilianisches lied
[de] Musik im sprachunterricht
[de] Portugiesisch als fremdsprache
[de] Sprachenunterricht
Resumo Numa perspectiva bakhtiniana, este trabalho baseia-se na noção de língua como atividade social, como ação e intervenção sobre o mundo, e não apenas como forma de representação e descrição desse mundo. O presente estudo fundamenta-se no aparato teórico das áreas de Letras e de Música; sendo assim, entende-se a canção como um gênero discursivo híbrido, o qual é definido por uma abordagem que integra suas características linguísticas e seu conteúdo musical. Pretende-se, através dessa reflexão, contribuir para o debate sobre canção, e, mais especificamente, sobre seu uso no ensino de português como língua adicional, motivando os professores a serem mais autônomos e críticos na utilização deste recurso pedagógico.
Zusammenfassung Die vorliegende Arbeit folgt einem bachtinianischen Konzept von Sprache als soziale Handlung und Einfluss auf die Welt, anstatt einem Sprachkonzept als reine Beschreibung und Vorstellung der Welt. Deren Gegenstand – das Lied im Portugiesisch als Fremdsprachenunterricht – wird im folgenden durch theoretische Grundlagen aus dem Bereich der Sprach- und Musikwissenschaft analysiert. Dabei wird das Lied als eine hybride Gattung verstanden, die sprachliche und musikalische Merkmale enthält. Ziel der Untersuchung ist es, eine kritische und gut fundierte Basis zum Gebrauch von Liedern als ein pädagogisches Hilfsmittel im Unterricht für Portugiesisch als Fremdsprache (additional language) zu setzen, und somit einen wesentlichen Beitrag zur Diskussion über die Rolle und Anwendung des Liedes – insbesondere der brasilianischen Musik – im Sprachunterricht zu leisten.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/40457
Arquivos Descrição Formato
000826908.pdf (1.495Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.