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Homonímia e polissemia : uma abordagem teórico-pedagógica dos processos de significação

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Homonímia e polissemia : uma abordagem teórico-pedagógica dos processos de significação

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Título Homonímia e polissemia : uma abordagem teórico-pedagógica dos processos de significação
Autor Hugo, Matheus Silveira
Orientador Zandwais, Ana
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Assunto Ambigüidade
Homonímia
Polissemia
Significado textual
[en] Ambiguity
[en] Homonymy
[en] Polysemy
[en] Process of signification
Resumo Esta monografia tem o objetivo de investigar como diferentes teorias linguísticas entendem e descrevem o funcionamento da homonímia e da polissemia. Dessa forma, este trabalho procura comparar diversas visões, a fim de tornar mais clara a fronteira que separa esses dois processos. Para tanto, é feita uma exposição dos critérios utilizados por diferentes linguistas para estabelecer limites entre esses fenômenos e de como esses critérios afetam as condições de produção de conceitos que servem de ferramenta para a prática de ensino de língua materna. Num segundo momento, é feita a análise de quatro livros didáticos, direcionados para o ensino médio, com o objetivo de avaliar como esses manuais abordam os conceitos de homonímia, ambiguidade e polissemia e, de uma maneira mais ampla, como os autores desses livros entendem o processo de significação. Além disso, esta análise pretende, também, avaliar se os livros didáticos expandem a discussão para além dos limites da língua, levando em consideração a influência das condições históricas e sociais e da subjetividade quando tratam do funcionamento do sentido na linguagem.
Abstract This work sets out to investigate the ways different linguistic theories see and describe the functioning of homonymy and polysemy. Consequently, it seeks to compare numerous views in order to make the boundary which separates these two processes a little clearer. To this end, the criteria taken into consideration by different linguists to establish the limits between these phenomena are exposed, as well as how they can affect the conditions of concepts production which serve as tools to native language teaching. Subsequently, the analysis of four secondary school course books is done so as to evaluate how these manuals approach the concepts of homonymy, ambiguity and polysemy, and, in a broader way, how the authors of such books understand the process of signification. Furthermore, this analysis aims to evaluate whether the course books are able to expand discussion beyond language limits, taking into account the influence of historical and social conditions, as well as subjectiveness, when it comes to the functioning of meaning in the language.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/40458
Arquivos Descrição Formato
000826896.pdf (1.705Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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