Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMarques, Tânia Beatriz Iwaszkopt_BR
dc.contributor.authorBöhm, Deisipt_BR
dc.date.accessioned2012-05-12T01:23:59Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/40481pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho, fundamentado teoricamente na Epistemologia Genética, investigou como professoras de anos inicias do ensino fundamental, que se formaram em um curso de pedagogia a distância, ensinam Matemática. Realizaram-se observações de aulas de quatro professoras de anos iniciais do Ensino Fundamental da rede pública de ensino da região metropolitana de Porto Alegre/RS. As professoras se formaram no Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura na modalidade a distância da UFRGS e cursaram uma das interdisciplinas eletivas de matemática. Os dados foram analisados a partir dos Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológicos propostos por Becker (2001) para representar a relação ensino e aprendizagem na sala de aula. A análise dos dados possibilitou a construção de seis categorias, sendo possível identificar que características consideradas pelas professoras como construtivistas consideram apenas alguns detalhes desse modelo, não sendo considerado na sua totalidade.pt_BR
dc.description.abstractThis present work has been theoretically well founded on Genetic Epistemology, inquired into how teachers (women) of initial series of elementary school, who graduated in Pedagogy course in distance, do teach Mathematics. Was made observations in classes of four teachers of the early years of the elementary school of the teaching public network of the metropolitan area of Porto Alegre/RS. These teachers graduated in the Pedagogy Course – Graduation in distance modality at UFRGS and they coursed one of the elective interdisciplines of Mathematics. The data were analyzed from Pedagogical and Epistemological patterns proposed by Becker (2001) to represent the relation teaching and learning in classroom. The analysis of the data made possible the construction of six categories, being possible to identify that characteristics considered by teachers as constructivists considers only some details of this model, not being considered in its totality.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGenetic epistemologyen
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectTeachingen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectMathematicsen
dc.subjectTeachersen
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectEpistemologia genéticapt_BR
dc.subjectEducation in distanceen
dc.titleEnsino de matemática em anos iniciais do ensino fundamental : um estudo com professoras egressas de um curso de pedagogia a distânciapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000828728pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples